Menu
em

Blitz quer inibir fumo nos terminais

Usuários do sistema de transporte coletivo receberam orientações sobre lei que proíbe fumo nos terminais (Rodrigo Covolan)

 

A Lei Estadual Antifumo já completou quatro anos e em Ponta Grossa continua sendo ignorada por alguns usuários dos terminais de transporte coletivo. Por conta das constantes reclamações dos usuários, desde a semana passada a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) está reforçando a proibição de fumar nesses locais através de placas de advertência. Ontem, a AMTT, em parceria com a Vigilância Sanitária, desenvolveu uma blitz educativa no Terminal Central, com o objetivo de abordar os usuários do transporte sobre a lei e os malefícios que o uso do cigarro traz a quem fuma e aos fumantes passivos – ou seja, quem está no mesmo ambiente que um fumante.

“Durante a semana nossas equipes continuam fazendo essa abordagem para lembrar que a lei precisa ser cumprida e que haverá fiscalização”, explica Eduardo Kalinoski, presidente da AMTT. A mobilização estende-se aos funcionários da Viação Campos Gerais, que recebem orientações e conscientização dentro da empresa.

Uma lei estadual de 2009 proíbe fazer uso de cigarro em locais públicos ou privados onde exista cobertura. Mas essa lei vinha sendo ignorada, nos terminais de ônibus ponta-grossenses. Desde que as novas placas foram colocadas, segundo a AMTT, foi constatado um indicador bastante positivo: caiu em 60% o volume do lixo proveniente do uso de cigarros – principalmente pontas de cigarro

De acordo com a legislação, o descumprimento da norma pode até mesmo ocasionar – se desrespeitadas as advertências dos agentes públicos, em caso de infração reiterada – a retirada da pessoa do ambiente, pela Guarda Municipal ou pela Polícia Militar. “Esperamos não precisar tomar esse tipo de medida, acreditamos que os fumantes vão se sensibilizar e evitar fumar nos terminais, mais pelo respeito aos não-fumantes do que pela proibição”, diz o presidente da Autarquia, Eduardo Kalinoski. (Das Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile