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Black Friday registra queda no varejo físico e recorde nas vendas online

Divulgação

No Brasil a Black Friday virou sinônimo de compras online

Na semana da Black Friday (24 a 29 de novembro), as vendas nos comércios de rua e shoppings centers caíram 4,6% em todo o país sobre a semana de 25 a 30 de novembro de 2013, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio – Black Friday 2014. Na contrapartida, entidades especializadas em varejo online disseram que as vendas aumentaram em mais de 40%.

Para os economistas da Serasa Experian, o resultado mostra a Black Friday no Brasil vai se firmando como um fenômeno mais ligado ao e-commerce do que ao varejo físico, com a preferência dos consumidores em realizar suas pesquisas, buscas e compras de produtos, privilegiando os canais virtuais disponibilizados pelas empresas varejistas.

A data consagra-se como a primeira vez em que o e-commerce brasileiro vendeu mais de um bilhão de reais em um único dia. Segundo a consultoria Conversion, o evento movimentou cerca de R$1,3 bilhão e registrou um aumento de 71% em relação à última edição, de 2013.

“As vendas podiam ser ainda maiores se a maioria dos varejistas tivesse se planejado, mas o resultado é realmente muito bom e atingiu as expectativas do consumidor e dos varejistas”, analisa Diego Ivo, CEO da Conversion, empresa responsável pelo levantamento. “Além de uma data para descontos, a Black Friday brasileira está se consagrando como um novo evento de consumo. Lojas que não participaram nominalmente da Black Friday registraram um aumento médio de 31% nas vendas em relação ao ano anterior”, acrescenta.

Este ano, o evento teve uma participação menos tímida das lojas físicas, que anunciaram a Black Friday em anúncios e vitrines para angariar mais consumidores e embarcar na nova data do varejo. “Percebemos que muitas empresas, mesmo não sendo e-commerce, aproveitaram o ´buzz´ da Black Friday para se aproximar dos seus clientes, seja em shopping centers ou campanhas de TV”, afirma Ivo. O especialista acredita que a Black Friday deve se tornar nos próximos anos uma das datas mais importantes do varejo.

Nos EUA, a Black Friday há muitos anos é uma data forte para as lojas físicas, enquanto no Brasil entrou pela porta das lojas virtuais. Para Ivo, em 2015, a nova data do varejo deve novamente registrar novos recordes de venda, possivelmente ultrapassando a marca dos R$2 bilhões somente no e-commerce. “É importante que os varejistas comecem a se  planejar para a Black Friday logo no primeiro semestre do próximo ano”, conclui o CEO da Conversion.

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