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Black Friday deve aumentar em 30% as vendas nas lojas

Em Ponta Grossa, os lojistas iniciaram a semana lançando as promoções de Black Friday para atrair os consumidores. A data consolida-se como a mais importante para o varejo nacional e ganha, cada vez mais, credibilidade junto ao consumidor brasileiro.  Muitas empresas apostam em promover vários dias com descontos em produtos e no dia 23 de novembro, próxima sexta-feira, lançam promoções especiais ou ofertas relâmpago. A expectativa é que as vendas aumentem em 30% nas lojas.

Nas Lojas MM, a semana Black Friday já começou e os produtos da linha branca de eletrodomésticos, celulares e televisores estão com descontos. “Nós fazemos algumas ofertas antecipadas, principalmente nos setores que são mais vendidos na loja. O movimento deve aumentar em 30% ou mais nesse período. E na sexta-feira, a expectativa é que as vendas aumentem em até 50%”, explica o gerente de compras das Lojas MM, Celso Ricardo Szesz.

No ano passado, as vendas da Black Friday em todo o Brasil marcaram o valor de R$ 2,1 bilhões. Segundo dados da GfK, que é uma empresa especializada em pesquisas de mercado, as vendas de bens duráveis devem crescer 6% em 2018. Os produtos de bens duráveis incluem linha branca, eletrônicos, eletroportáteis, telefonia e informática.

Ainda segundo a pesquisa da GfK, os produtos como roupas, calçados e acessórios são os itens de maior interesse para 51% dos consumidores, seguido por smartphones com 43%, produtos de beleza e cosméticos 30%. Por outro lado, 75% dos que pretendem comprar, afirmaram que tem interesse em comprar algum produto de bens duráveis (eletroeletrônicos, eletrodomésticos, linha branca, telefonia e informática).

Além disso, a Black Friday fica no período que é propício para aumentar as vendas por uma particularidade brasileira: o 13º salário. É justamente nesta época que a maioria dos trabalhadores recebe o dinheiro extra e aproveita para comprar itens de desejo. “Muitos consumidores guardam parte desse dinheiro extra para aproveitar as promoções. Os descontos valem a espera e a pessoa pode adquirir o produto que sempre quis”, ressalta Szesz.

Dicas para compras

  • Pesquise: verifique os preços cobrados pelos serviços e produtos pelos quais se interessa
  • Compare: veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades
  • Compras por impulso: não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens dos quais não tem necessidade no momento

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