em

Beto Richa sobe para 61%, diz Ibope

O governador Beto Richa (PSDB) continua muito bem avaliado pela população e é o favorito na disputa das eleições de 2014. Pesquisa Ibope contratada pela Associação dos Diários do Interior (ADI) aponta que 61% dos paranaenses aprovam a maneira de governar do tucano. No desempenho pessoal, Richa tem 56% de ótimo e bom. Nos mesmos conceitos, seu governo tem 54%. E 66% afirmaram voto na sua reeleição.

A pesquisa mostra uma franca recuperação de Richa após as manifestações que varreram o país em junho. A aprovação do tucano – que foi de 73% em fevereiro -, caiu para 52% em julho, subiu para 54% em novembro e agora, em dezembro, atingiu 61%. Entre os conceitos ótimo e bom, o governo Richa subiu 13 pontos nos últimos três levantamentos do Ibope e agora atinge 54%.

Na pesquisa, outros dois levantamentos, reforçam o crescimento da popularidade de Beto Richa. A expectativa para 57% dos entrevistados é que Richa faça, nos próximos 12 meses, um governo ótimo e bom. E 83% dos entrevistados se declararam muito satisfeito ou satisfeito em morar nas cidades paranaenses.

“O momento é de muito trabalho. Temos mais 12 meses para fechar o ciclo de um governo que resgatou os investimentos ao Estado – são mais de R$ 25 bilhões. Somos campeões na geração de emprego, aumentamos de forma considerável os investimentos em saúde, educação e segurança, temos os melhores índices econômicos e sociais do país. Agradeço aos paranaenses pela confiança nesse trabalho, o que mostra também que estamos no caminho certo”, disse Richa.

Universo – O Ibope fez 2.002 entrevistas, considerando as variantes de sexo, idade, grau de instrução e renda familiar, entre os dias 10 e 14 de dezembro. O intervalo de confiança é estimado em 95% e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na pergunta que rendeu 61% de aprovação a Beto Richa, a desaprovação ficou em 27% e 12% dos entrevistados disseram não saber responder. No desempenho pessoal – em que Richa alcançou 56% de ótimo e bom -, 26% o avaliaram como regular e 11% como ruim e péssimo.

Eleições 2014 – No campo político, mais dois dados positivos para Beto Richa. No potencial de voto do governador, entre os que votariam, com certeza ou poderiam votar, esse porcentual chega a 66%. Outros 27% declararam que não votariam na reeleição e 6% não souberam responder.

Tem mais: 53% dos paranaenses querem que os prefeitos das suas cidades apoiando a reeleição de Beto Richa em 2014. Outros 28% preferem que os prefeitos assumam outros apoios e 19% não souberam opinar.

Outro dado interessante na pesquisa Ibope, ainda no campo político, mostra que 49% dos paranaenses consideram o governo Beto Richa melhor do que os governos de Roberto Requião (PMDB), de 2003 a 2010. Para 29%, o governo Richa é igual ao de Requião e 17%, o consideram pior.

A pesquisa também avaliou o governo da presidente Dilma Rousseff. A presidente recebeu 41% de ótimo e bom, 33% de regular e 27% de ruim e péssimo.

Mais pesquisas – Para o diretor do Ibope, Hélio Gastaldi, o resultado da pesquisa sobre o governo Richa é muito bom, considerando as manifestações de junho e as conseqüências delas junto à população e no campo político. “A pesquisa mostra a acentuada recuperação do governo de Beto Richa e sua avaliação pessoal, que é maior ainda”, disse Gasltadi.

“São índices muito difíceis de serem alcançados se comparados com as avaliações da maioria dos governadores de outros estados e também porque, notadamente, a população do Paraná é considerada muito crítica em relação aos governos”, completou.

O presidente da ADI, Jedaias Pereira Belga, adiantou que a pesquisa procura mostrar aos leitores dos jornais um melhor panorama de como a população está avaliando seus governantes. “São dados importantes que chegam conhecimento da população através dos jornais. Fizemos uma primeira pesquisa em fevereiro, agora temos essa de dezembro e faremos mais pesquisas em 2014 – essas serão devidamente registradas no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), conforme manda a lei”, adianta Pereira Belga.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.