em

Benefício fiscal garante competitividade para indústrias

Indústrias paranaenses que fabricam medidores de energia e placas-mãe para computadores poderão usufruir de regime diferenciado para recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS). Uma medida da secretaria estadual da Fazenda estabeleceu que indústrias que atuam nos dois ramos terão direito a crédito presumido para pagamento do imposto. Com isso, a alíquota máxima para os segmentos industriais fica em 3%.

A iniciativa da secretaria tem como objetivo garantir a competitividade do setor frente a concorrentes instalados em outros estados do País. Uma das empresas beneficiadas pela medida é a Visum, que atua na terceirização de montagem de placas e componentes eletrônicos. A indústria investiu R$ 8 milhões para aumentar a produção nas unidades de Curitiba, onde vai inaugurar uma nova sede e gerar 500 empregos, e outros R$ 3,5 milhões na fábrica localizada em Pato Branco.

Em Pato Branco, onde atua desde junho de 2009, a Visum fabrica componentes eletrônicos e garante cerca de mil empregos. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico do município, Júlio Lattmann, a empresa é um marco importante na implantação do parque tecnológico local, porque está contribuindo para a atração de novas indústrias.

Uma das novas empresas que acaba de se instalar na cidade é a Movix, que produz os navegadores. “Os benefícios fiscais concedidos para esta região estão fazendo a diferença”, explica Lattmann.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.