em

Balões mudam a paisagem do Parque de Vila Velha

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), promoveu,  neste domingo (13), a 1ª Revoada de Balões no Parque Estadual de Vila Velha.  O evento contou com 15 balões, a maioria produzida no estado do Paraná, que alçaram voo pela manhã e à tarde.

Sucesso de crítica e de público, que compareceu massivamente no Parque, a Revoada também contou com a presença do Prefeito Marcelo Rangel e do Governador Carlos Massa Ratinho Junior, além do secretário de Turismo de Ponta Grossa, Edgar Hampf, e do secretário de estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes.

Durante o evento, o prefeito Marcelo Rangel destacou o impacto que a revoada teve na divulgação do parque  e no potencial desse tipo de ação para o crescimento do município. “Estou muito entusiasmado com esse grande projeto porque nós estamos valorizando, acima de tudo, uma das belezas mais lindas que nós  temos no estado do Paraná e, também, no Brasil. Potencializar o turismo com preservação é algo fantástico. Nós estamos mostrando o que temos de mais belo para o mundo. Essa revoada já esta ganhando as redes sociais e os veículos de comunicação, e isso  valoriza ainda mais o que temos de mais belo no Paraná”, afirma. “Com a vinda da concessão, nós teremos outras atrações: arvorismo, tirolesas, esportes de natureza, contemplações. Tudo isso trará mais turistas de outros países e outros estados e vai potencializar economicamente a cidade de Ponta Grossa então. Realmente, é um grande momento”, completa Rangel.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior acompanhou neste domingo (13) o Festival de Balonismo, que aconteceu no Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. Presente: prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel; secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes; Sandro Alex; entre outros.
Créditos: Arnaldo Alves / AEN

 

Para o governador Carlos Massa Ratinho Junior,  o sucesso da iniciativa aponta a possibilidade de Vila Velha se tornar um dos maiores parques do Brasil, trazendo mais turistas e fomentando a economia da região. “É uma alegria poder ver  o sucesso desse festival de balões que está  sendo feito  aqui em Vila Velha. Todos nós sabemos do potencial turístico que tem os Campos Gerais. Vila Velha  é um patrimônio dos paranaenses e a ideia é poder criar esse tipo de atividade para, justamente, trazer mais turistas. Hoje nós encontramos aqui chineses, mineiros, paulistas, além da população que mora no entorno de Ponta Grossa. Então, esse é o segredo do sucesso, criar uma atividade que passa a ser um grande atrativo turístico e isso gera emprego, porque muitas dessas pessoas estão hospedadas nos hotéis, nas pousadas da região. Hoje é o demonstrativo de que Vila Velha pode se transformar no Parque Iguaçu, como as Cataratas do Iguaçu”, frisa.
Segundo o secretário de Turismo de Ponta Grossa, Edgar Hampf, “o resultado foi espetacular”. Ele destaca o sucesso de público, que compareceu em grande número para acompanhar  os voos programados durante o dia, como sólido indicador da a viabilidade de criação de um novo produto turístico da cidade. “Nos tivemos milhares de pessoas conhecendo, na verdade, não só algumas áreas do Parque Estadual de Vila Velha, que há muito tempo não eram frequentadas, como era essa área de lazer fantástica, mas também, uma experiência turística novíssima. Por enquanto, tivemos apenas um voo de exibição, mas a procura que teve esse evento deixou muito claro a viabilidade da implantação de um outro produto turístico, em Ponta Grossa. Nós estamos mostrando que o potencial econômico do Parque e do turismo de  toda a região vai muito além daquele que foi inicialmente  programado baseado somente nas visitas usuais do Parque. Nesse final de semana, nós tivemos, provavelmente, o período de maior visitação do Parque, eu acredito, no mínimo, dos últimos 5 anos”, declara Hampf
“É um momento espetacular e essa data marca essa grande reviravolta”, aponta o secretário de estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes.  Segundo Nunes, a revoada eleva o turismo de Ponta Grossa a um novo patamar, antecipando o que vem pela frente na área do turismo na cidade e no estado. “É um momento histórico. Essa é demonstração de como vai ser esse Parque daqui pra frente, com geração de emprego, geração de renda, turismo, melhoria da qualidade de vida das pessoas, cuidado e recuperação do meio ambiente, tudo isso acontecendo ao mesmo tempo. É o modelo mais moderno do Brasil que está sendo implantado nesse Parque e tenho certeza absoluta que vamos fazer que esse Parque mude de patamar”, finaliza Nunes.

Créditos: Kaé/SEIL

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.