Menu
em

Audiência discutirá ‘Práticas Integrativas e Complementares’

Na quinta-feira (19), às 14 horas, acontecerá no Plenário da Câmara Municipal, uma audiência pública sobre ‘”Práticas Integrativas e Complementares (PICs) em Ponta Grossa’. A audiência será promovida pelo vereador Pietro Arnaud (Rede) e contará com a presença da secretária municipal de Saúde, Angela Conceição Oliveira Pompeu; e terá como palestrantes Romualdo Vicente Ramos, diretor da Federação Brasileira das Sociedades de Acupuntura; e Roseli de Fátima Gonçalves, presidente do Sindicato de Terapeutas Alternativos do Paraná (Sintalpar).

Arquivo DC
Audiência foi proposta pelo vereador Pietro.

No final de abril deste ano, Pietro protocolou, no Departamento Legislativo da Câmara, Requerimento encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde solicitando informações sobre a inclusão de novas Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS) de Ponta Grossa. Essa proposição teve como base a Portaria 145, de 11 de janeiro de 2017, do Ministério da Saúde (MS), publicada no Diário da União (DOU).

No Requerimento, Pietro questionava se o município estaria realizando ações com o objetivo de implementar e motivar a implantação dessas práticas, conforme a recomendação da Portaria Ministerial 971, de 3 de maio de 2006, também do MS. De acordo com a secretária Angela Pompeu, as PICs já foram implantadas em Ponta Grossa.

 

Novas práticas

Em 28 de março deste ano, o Ministério da Saúde incluiu 14 novos procedimentos à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no SUS. São elas: homeopatia, Medicina Tradicional Chinesa/acupuntura, medicina antroposófica, plantas medicinais e fitoterapia e termalismo social/crenoterapia, arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, Reiki, Shantala, terapia comunitária integrativa e yoga. (Das Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile