em

Ataque cibernético derruba sistemas do Sebrae

Sebrae ainda não tem previsão de quando conseguir restabelecer portal na internet

Quem tentou acessar o site do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), nesta terça-feira (29), encontrou o portal foram de disponibilidade. No início da tarde, a assessoria de imprensa da instituição informou que o motivo teria sido um ataque cibernético promovido por hackers.

Ataque cibernético

“O Sebrae apura as causas e trabalha pelo restabelecimento dos sistemas para normalizar o acesso aos canais de atendimento o mais rápido possível, incluindo o portal e todos os serviços oferecidos”, acrescentou, por meio de nota.

O Sebrae também informou que foram tomadas providências para que a interrupção e instabilidade no sistema, provocadas pelo que foi descrito como “ataque cibernético”, sejam resolvidas, a fim de remediar danos e responsabilizar infratores envolvidos. “Desde o primeiro instante estamos trabalhando para estabelecer uma previsão de normalidade”, acrescentou.

O atendimento a empresários de pequenos negócios segue ocorrendo pelo canal 0800 570 0800, tanto pelo telefone quanto pelo Whatsapp. Tão logo os sistemas forem restabelecidos, o o Sebrae deve informar.

Relembre outros ataques cibernéticos

Na mira das facções

No dia 8 de março de 2022, a Polícia Civil de Imbituva informou que deu início a investigação sobre atuação de hackers que invadiram a rede social de um adolescente da cidade, e postaram mensagens de apoio a uma facção criminosa. A apuração da polícia revelou que o jovem não tem qualquer vínculo com o crime organizado. No entanto, ele passou a receber ameaças após esse ataque cibernético.

Invasor de sistemas

Em 18 de agosto de 2021, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão no apartamento de homem suspeito de atuar como hacker em Ponta Grossa. Uma empresa de segurança com sede em Ponta Grossa teria passado por uma série de invasões a seus servidores, o que causou prejuízos graves à instituição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.