Menu
em

As 7 mentiras que pegaram muita gente neste 1º de abril

Quando amanhece o dia 1º de abril, muita gente já se levanta com duas metas bem definidas: aplicar as chamadas pegadinhas no maior número de pessoas possível, e fugir do maior número delas também. É uma espécie de guerra cuja arma é a criatividade, e a fraqueza a curiosidade. A cada ano, o 1º de abril vem forte. E, mesmo quando se pensa que a data não fará muitas vítimas, lá vem uma mensagem de Whatsapp ou um comentário dito de forma casual para desbancar muita gente, às vezes de forma maldosa.

Confira algumas das mentiras que circularam neste 1º de abril de 2021:

1 – Vacinas à venda

Diversos grupos de Whatsapp divulgaram mensagem informando que uma determinada empresa de Ponta Grossa (PR) havia iniciado a venda de vacinas contra covid-19. “Prezados clientes, é com enorme satisfação que anunciamos o início dos agendamentos para vacinação Particular contra a Covid-19. Em Ponta Grossa – PR. Somente 150 vagas por dia! Agende agora seu horário”, informava o texto, detalhando que o custo dos imunizantes estava entre R$ 225 e R$ 379. Só que o número de telefone e a localização muda a cada compartilhamento, e quem cai na pegadinha acaba ligando para alguém que, muitas vezes, também é vítima da brincadeira.

2 – Voltswagen

Para lançar o ID.4, primeiro carro elétrico da Volkwagen nos Estados Unidos, a fabricante de automóveis anunciou o fim da marca naquele país e a mudança do nome para Voltswagen. Legal, hein? Sim, mas foi uma estratégia de marketing da empresa. Muitos repórteres internacionais replicaram a notícia, que afinal era informação oficial, distribuída por meio de comunicado e pelo Twitter. A informação foi primeiro desmentida pela matriz alemã da Volkswagen. Depois, a VW informou no twitter que “seja Voltswagen ou Volkswagen, as pessoas falando sobre direção elétrica e nosso ID.4 só pode ser uma coisa boa”.

3 – Furacão na praia

O Simepar emitiu uma informação, em sua página oficial do Twitter, alertando  para um furacão que estava ganhando força na costa do Brasil. “As autoridades recomendam que todos fiquem em casa até a passagem do sistema que foi batizado de Feriadão”. Os mais perspicazes logo perceberam a brincadeira, ainda mais porque vinha acompanhada da hashtag #1DeAbril. Ainda assim, o post gerou arrependimentos. “Gente, o nosso último post causou preocupação em algumas pessoas, e por isso apagamos”, informou o instituto horas depois.

4 – Pornô no status

O Whats é terreno fértil para disseminar as mentiras. Uma que pegou muita gente distraída foi a piada do pornô no status. Um amigo parece estar avisando que algo comprometedor foi tornado público em seu perfil no aplicativo. Só que não… Só quando clica em Leia Mais a vítima descobre que foi trollada.

5 – A volta de Friends

Teve gente que assinou a Netflix só pra assistir ao seriado Friends. Mas, a cultuada série deixou de fazer parte do catálogo do serviço neste ano. Para a galera de 1º de Abril, o seriado estava voltando para o catálogo. Só que foi apenas um dos muitos clubes de fãs de Friends que publicou a notícia como se fosse um anúncio oficial da própria Netflix, no Twitter. Horas depois, a própria Netflixbrasil usou o dia para divulgar o que tinha de verdade na programação.

Você deve ter notado que esse é o sexto é último item da postagem, mas que o título anuncia sete. Pois é, foi uma mentirinha sem maldade. Foi apenas para lembrar que, como diz o ditado, sete é o número do mentiroso. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile