em

Artes Visuais abre exposição em direção à linha do horizonte

Trinta e quatro artistas visuais exploram a paisagem enquanto conceito em obras que fazem parte da exposição “Tocando a Linha do Horizonte” que tem solenidade de abertura, nesta quinta-feira (12 de abril), às 19h30, na Estação Arte. A professora doutora Cristina Mendes, junto com os professores doutores Renato Torres e Patrícia Camera, integra a coordenação da mostra. Ela registra que a exposição é um convite ao espectador para participar de um trajeto visual em direção à linha do horizonte onde o inatingível se funde às novas experiências, proporcionando uma nova compreensão do que se encontra à nossa volta. A curadoria é do professor Renato Torres, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UEPG, onde também atuam as professoras coordenadoras da exposição.

Os artistas que estão na exposição fazem parte do Coletivo Grimpa, um grupo de produção artística que surgiu no curso de Licenciatura em Artes da UEPG. As atividades do grupo iniciaram, em 2016, com o objetivo de promover a reflexão e a produção de arte contemporânea, como relata Cristina Mendes. Sobre o conjunto de discussões propostas pelas imagens das obras, a professora Cristina explica que compõem a percepção do espaço, a crítica à sua ocupação e a exploração de materiais.

A coordenadora ressalta que, embora os trabalhos tenham se desenvolvido em atelier coletivo, as buscas pessoais proporcionaram descobertas imagéticas distintas. Ela traduz: “Para parte do grupo a obra teve início ao entrar na paisagem, quando em uma caminhada, por exemplo, às constantes alterações visuais, olfativas e até térmicas, foram levadas em considerações durante o processo de criação. Destas percepções foram criadas instalações, fotografias, desenhos, gravuras, pinturas e obras não convencionais”. 

A Estação Arte fica na rua Rua Benjamin Constant, 404, Centro (Foto: Arquivo)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.