Menu
em

Argentina ou França: quem leva o ‘Tri’?

Em 2018, França e Argentina se enfrentaram nas oitavas de final da Copa. Foto: Fifa.com

A primeira final de Copa do Mundo entre Argentina e França vale o tricampeonato mundial para uma das duas seleções. Uma delas ficará isolada com três conquistas – atrás somente de Brasil (penta), Alemanha e Itália (tetras). O vencedor desta batalha será conhecido neste domingo (18), a partir do meio-dia, no Estádio Lusail, no Catar.

As duas seleções devem contar com força máxima em campo. Na Argentina, o mistério está relacionado às condições físicas de Di María. Ele se recupera de uma lesão na coxa sofrida contra a Polônia ainda na fase de grupos. O jogador de 34 anos atuou por apenas nove minutos nas últimas três partidas da seleção.

A Argentina também conta com os retornos dos laterais Gonzalo Montiel e Marcos Acuña. Ambos ficaram de fora da semifinal contra a Croácia por suspensão. Acuña é titular da esquerda, enquanto Montiel tem entrado ao longo dos jogos.

Do outro lado, a França não deve ter surpresas. O zagueiro Upamecano e o meio-campista Rabiot tendem a retomar a titularidade após cumprirem suspensão automática. Upamecano tem a concorrência de Konaté, que teve boa atuação no confronto com Marrocos.

Arte: DCmais

Campanhas

Argentina e França não chegam à decisão com 100% de aproveitamento. Os argentinos perderam na estreia do Mundial para a Arábia Saudita e correram risco de eliminação na primeira fase. De lá para cá, embalados pela torcida, cresceram e se consolidaram entre os favoritos. Susto pra valer só nas quartas de final, quando derrotaram a Holanda nos pênaltis.

Já a França perdeu o último jogo da primeira fase contra a Tunísia, oportunidade na qual escalou reservas. Depois, só vitórias no tempo normal. No entanto, com exceção da semifinal, os franceses sofreram gols em todos os jogos disputados.

Artilharia

A decisão coloca frente a frente dois craques que atuam juntos no PSG: Lionel Messi e Kylian Mbappé. Um deles deve sair com o troféu de melhor jogador do Mundial. Além disso, a dupla disputa a artilharia. Ambos marcaram cinco gols na Copa e são os principais goleadores.

No entanto, a artilharia também pode cair no colo de Olivier Giroud ou Julián Álvarez. Os dois centroavantes aparecem logo atrás com quatro gols anotados.

3° lugar

Na véspera da decisão, também ao meio-dia, Croácia e Marrocos disputam o terceiro lugar da Copa do Mundo. Os marroquinos nunca estiveram entre os quatro melhores. Já os croatas tentam pela segunda vez a ‘medalha de bronze’. Ficaram no terceiro lugar em 1998, quando a França terminou com o ‘caneco’ em cima do Brasil.

Ficha Técnica

Argentina: Martínez; Molina, Romero, Otamendi e Acuña; Paredes (Di María), Enzo Fernández, De Paul e Mac Allister; Lionel Messi e Álvarez. Técnico: Lionel Scaloni

França: Lloris; Koundé, Varane, Upamecano (Konaté) e Hernández; Tchouaméni, Rabiot e Griezmann; Dembélé, Mbappé e Giroud. Técnico: Didier Deschamps

Data/Horário: 18/12/2022 (domingo), às 12h
Local:
Estádio Lusail, no Catar
Arbitragem: Szymon Marciniak (Polônia) auxiliado por Pawel Sokolnicki (POL) e Tomas Listkiewicz (POL) | VAR: Tomasz Kwiatkowski (POL)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile