em

Apostando nas vendas, comércio pede linhas de crédito

A demanda das empresas por crédito registrou alta no mês de outubro no setor de comércio no país inteiro. Segundo dados do Serasa Experian, o saldo foi de 8,8% positivo. Já em comparação com o mesmo período do ano passado, a procura registrou queda.

Os especialistas do Serasa revelam que a busca por crédito ainda é contida em virtude das incertezas políticas, em função de como serão encaminhadas as reformas econômicas e estruturais pelo novo governo eleito, a partir do início do próximo ano.

O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (Sindilojas), José Carlos Loureiro Neto, acredita que essa alta de crédito das empresas se deve a expectativa positiva de vendas no final de ano. “Os lojistas começam a apostar na recuperação do setor. Com a parcela do décimo chegando e as festas de final de ano. Os empresários tiveram que comprar estoque e contratar mais funcionários, isso reflete em mais pedidos de crédito”, explica.

As regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil foram as únicas que registraram alta de crédito no mês de outubro e no acumulado do ano. Em outubro a região Sul avançou em 1,8% em comparação com ano passado. E no acumulado dos dez primeiros meses, a demanda por crédito aumentou em 3,5%. Esses dados são a soma dos setores de indústria, comércio e serviços.

Lojistas apostam que as vendas aumentem no final do ano (foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.