Uma queda no fornecimento de energia deixou 300 mil residências sem luz na tarde de ontem, além do Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e São Paulo, Minas Gerais, Espírito, Rio Grande do Sul e Distrito Federal Santo ficaram sem luz. Os cortes ocorreram devido ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).A queda aconteceu às 14h55 a energia foi restabelecida às 15h45.
Segundo nota publicada pelo ONS a falta de luz ocorreu devido a perda das unidades de energia de nas usinas Angra I, Volta Grande, Amador Aguiar II, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas II, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); Governador Ney Braga (Sul) ; totalizando 2.200 MW. Com isso, a frequência elétrica caiu a valores da ordem de 59 Hz, quando o normal é 60 Hz.
Para normalizar o sistema a ONS adotou medidas operativas em conjunto com as unidades responsáveis pela distribuição das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, impactando menos de 5% da carga do Sistema. A empresa comunicou que deve se reunir hoje com agentes envolvidos para esclarecer o fato. No Estado nenhum hospital, corpo de bombeiros e órgãos públicos foi afetado pela queda de energia.