em

Aos 87 anos, morre de covid a atriz Nicette Bruno

Atriz Nicette Bruno, vítima da covid-19 faleceu neste domingo (20)

A atriz Nicette Bruno morreu aos 87 anos no final da manhã deste domingo(20), em decorrência do novo coronavírus. Ela estava internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, que confirmou a morte da atriz.

Nicette Bruno nasceu em Niterói, no Estado do Rio, filha única de Sinésio Campos Xavier e da atriz Eleonor Bruno, em 1933. Seguir a carreira artística foi quase uma imposição familiar.

Estudou balé e piano. Aos 11 anos, entrou para o grupo de teatro da Associação Cristã de Moços, depois foi para o Teatro do Estudante do lendário Paschoal Carlos Magno. Aos 14 anos, já era profissional na Cia. de Dulcina de Morais. Estreou numa montagem de Romeu e Julieta, o clássico de Shakespeare.

Em 1947, foi premiada por sua atuação na peça A Filha de Iório, de Gabriel D’Annunzio. Seguiram-se participações em montagens de Nelson Rodrigues (Anjo Negro) e Oscar Wilde (O Fantasma de Canterville).

Aos 17 anos, fundou em São Paulo o Teatro de Alumínio. Novo sucesso como Antônia em Pedro Mico, de Antonio Callado. A primeira novela Nicette foi Os Fantoches, de Ivani Ribeiro, em 1967.

No cinemas, atuou em Querida Susana, de Alberto Pieralisi, Canto da Saudade, de Alberto Cavalcanti, e A Guerra dos Rocha, de José Fernando.

Em 2001, distante da TV, voltou como a Dona Benta na segunda versão de O Sítio do Pica-pau Amarelo. Foram quatro anos consecutivos no ar. E voltou às novelas – Alma Gêmea, O Profeta, Tititi, Salve Jorge, Joia Rara, I Love Paraisópolis, Éramos Seis

O teatro permaneceu em sua vida – Perdas e Ganhos, O Que Terá Acontecido a Baby Jane? O monólogo de Lya Luft foi dirigido por Beth Goulart, uma dos três filhos que Nicette teve com Paulo Goulart, com quem foi casada por 60 anos, até a morte dele em 2014. Todos – Barbara Bruno, Paulo Goulart Filho e Beth – seguiram a carreira artística, uma tradição da família.

Lamentos

Nas redes sociais, artistas, familiares e colegas lamentaram a morte de Nicette Bruno. No Instagram, a filha Beth iniciou a postagem com a frase “Minha mãe, minha vida, meu amor”. “‘ORAÇÃO PARA NICETE’ e para todos os doentes de covid, fortalecimento para os familiares e para as equipes de saúde que estão trabalhando incansavelmente. Gratidão a todos”

No Twitter, o escritor, novelista e dramaturgo Walcyr Carrasco lamentou a morte da atriz com a seguinte mensagem: “A nossa querida Nicette Bruno nos deixou hoje. Mais uma vítima da covid. Nicette fez história na televisão brasileira. Tive o privilégio de trabalhar com ela. Aos familiares, amigos e fãs, deixo meu apoio e o meu carinho. Descanse em paz! #nicettebruno #rip”

O jornalista e apresentador Serginho Groisman, também no Twitter, seguiu com o seguinte comentário: “Que pena, que triste Nicette Bruno uma mulher forte e gentil morreu hoje vitima de covid. Fica meu abraço para a família de lindos artistas. Que descanse em paz!”

Redação Estadão Conteúdo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.