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ANTT e Governo Federal entregam ‘maior obra rodoviária da América Latina’

Foto: Divulgação ANTT

A população de Santa Catarina começou bem esta sexta-feira (9/8) com a entrega da maior obra de infraestrutura rodoviária da América Latina. O Contorno Viário da Grande Florianópolis vai reduzir em 1h20 a travessia na região e terá impacto em ao menos nove cidades, entre Santo Amaro da Imperatriz e Tijucas. O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, participou da inauguração ao lado do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do ministro dos Transportes, Renan Filho, além de outras autoridades locais e do Executivo Federal. As pistas da via serão liberadas na tarde deste sábado (10/8), a partir das 15h.

Contorno Viário da Grande Florianópolis

O empreendimento representa um marco histórico no desenvolvimento rodoviário do país, resultado de um investimento de R$ 3,9 bilhões sob supervisão da ANTT. A obra é um exemplo de inovação e engenharia, projetado para atender as necessidades crescentes de mobilidade urbana, melhorar o escoamento de mercadorias e fortalecer a economia local. A obra foi incluída no contrato com a concessionária Autopista Litoral Sul, responsável pelo trecho da BR-116/376/PR e BR-101/SC, entre Curitiba e Palhoça. O segmento é conhecido como Corredor do Mercosul, que compreende o Contorno Leste de Curitiba (BR-116), a BR-376 e a BR-101.

Em sua fala, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, destacou o papel fundamental da Agência na realização do projeto e na entrega desse grande ativo para os cidadãos brasileiros. “Essa obra é um marco na infraestrutura nacional e um símbolo de progresso e modernização para toda a América Latina. A obra foi acelerada, muito por força da fiscalização que a ANTT fez nos últimos 18 meses, trazendo grande avanço com visitas constantes de acompanhamento”, afirmou Vitale.

Com 50 quilômetros de extensão de pistas duplas, o Contorno Viário da Grande Florianópolis inclui quatro túneis duplos, seis acessos por trevos, sete pontes e mais de 68 mil metros quadrados de estruturas especiais. Ele foi projetado para desviar o tráfego da BR-101, que corta a região metropolitana de Florianópolis e deve impactar cerca de 30 mil veículos por dia, sendo uma alternativa rápida para quem está de passagem.

Os quatro túneis do Contorno Viário têm os mais modernos equipamentos de tecnologia e segurança existentes no mercado, integrados em um sistema que engloba iluminação, circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de detecção e de combate a incêndio, sinalização com painéis de mensagens variáveis e balizadores de faixa, telefonia de emergência e ventilação, entre outros itens. Cada túnel terá uma subestação, onde será feito todo o controle automatizado dos sistemas, que serão conectados à central de operações em São José dos Pinhais (PR).

“Essa é, sem dúvida, a maior obra rodoviária do Brasil e vai trazer redução de tempo de viagem e menos acidentes. É mais eficiência logística e segurança viária para o cidadão catarinense e para todos os brasileiros”, completou o diretor-geral. 

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, endossou o impacto transformador da obra e o compromisso do Governo Federal com o progresso e a infraestrutura. “Eu tenho muito orgulho de estar aqui inaugurando uma obra que nós começamos em 2008. Em apenas 18 meses, nós conseguimos fazer 40% de tudo o que foi feito nesta obra”, declarou o presidente.

Benefícios para Santa Catarina

O Contorno Viário da Grande Florianópolis é um projeto de enorme importância para a população catarinense, que aguardava a conclusão da obra há quase uma década. A rodovia vai beneficiar cerca de 1,1 milhão de pessoas, impactando positivamente a qualidade de vida e promovendo novas oportunidades de emprego na região.

Com uma velocidade operacional de 100 km/h, o novo trecho rodoviário permitirá que motoristas reduzam o tempo de travessia na região em até 80 minutos, especialmente durante os horários de pico. Cerca de 18 mil caminhões por dia utilizarão a nova rota, liberando a BR-101 de um tráfego pesado e diminuindo o custo operacional para transportadoras. Espera-se que 25 a 30 mil veículos diários sejam desviados da rodovia federal, reduzindo em até 22% o tráfego na BR-101.

A Grande Florianópolis, uma região chave para o estado, com 22 cidades, concentra cerca de 15% da população catarinense e é um dos principais centros financeiros, industriais e turísticos de Santa Catarina. Além de facilitar o fluxo de veículos, o Contorno Viário contribuirá para a redução de acidentes, emissões de gases poluentes e ruídos, melhorando o meio ambiente e a segurança viária.

Sustentabilidade e responsabilidade ambiental

O projeto do Contorno Viário aborda questões de infraestrutura e incorpora práticas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental. Durante a construção, foram implementados 13 programas ambientais para a proteção dos ecossistemas da região, incluindo o Plano Básico Ambiental (PBA), que engloba iniciativas como o salvamento de fauna, preservação da cultura indígena e plantio compensatório.

Mais de 14 mil mudas de espécies nativas foram plantadas para conservar a biodiversidade local, enquanto cerca de 56 mil exemplares de espécies exóticas foram removidos, contribuindo para a regeneração da restinga. A Baixada do Maciambu, no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, foi uma área foco desses esforços, com 166 hectares reflorestados.

Além disso, o projeto incluiu um abrangente estudo arqueológico, com a identificação e preservação de mais de uma dezena de sítios arqueológicos e 7.990 artefatos, em colaboração com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Também foram consideradas as comunidades indígenas Guarani na região, garantindo que as medidas de mitigação fossem realizadas de forma participativa e respeitosa.

Visão para o futuro

O projeto do Contorno Viário da Grande Florianópolis faz parte do Programa Prorev da ANTT, que visa promover inovações regulatórias, tecnológicas e comportamentais no setor de transportes terrestres. “A entrega deste empreendimento não é apenas sobre a construção de uma estrada. Trata-se de criar um legado duradouro de progresso, modernização e sustentabilidade para as futuras gerações”, disse Rafael Vitale.

Dentro do PROREV, a obra também é contemplada, diretamente, por dois eixos de atuação do programa:

  • Iniciativa AZ+, que visa promover uma mudança cultural e gerar uma atitude comportamental de toda a Agência, integrando também agentes regulados, através de suas direções e equipes, representantes dos governos, parlamentares e usuários, engajando todos em busca dos melhores índices e resultados, até chegarmos aos efeitos ideais, que é o nível zero.
  • Ciclo ESG, iniciativa da ANTT que objetiva a integração de boas práticas ambientais, sociais e de governança à cultura organizacional e aos contratos de concessão regulados e fiscalizados pela Agência. É um compromisso de responsabilidade,  sustentabilidade, ética e transparência motivado pela preocupação com o futuro e pelo entendimento da necessidade de ser um agente de mudanças.

“É também um exemplo de como parcerias público-privadas, reguladas de forma eficaz, podem transformar o cenário de infraestrutura de um país. Por meio de planejamento estratégico, inovação e responsabilidade ambiental, entregamos esse projeto monumental, reafirmando o compromisso da ANTT com a construção de um Brasil mais eficiente e competitivo, pronto para enfrentar os desafios do século XXI”, concluiu Vitale.

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