Menu
em

Anticiclone deve atingir o Paraná nos próximos dias; entenda

Foto: josé Aldinan

Nos próximos dias, um fenômeno meteorológico conhecido como anticiclone, ou zona de alta pressão, tomará conta de parte do Brasil, impactando diretamente as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. O sistema anticiclone é caracterizado por uma massa de ar seco e quente e agirá como uma barreira atmosférica, dificultando a formação de nuvens e promovendo um aumento das temperaturas.

A partir do domingo (28), a previsão é de redução na área com temperaturas mais elevadas, sendo que as maiores máximas devem ficar concentradas em Mato Grosso do Sul, São Paulo e no Paraná.

Entretanto, devido à variação da área de abrangência das altas temperaturas, bem como do período (dias consecutivos), e das divergências nas previsões de temperaturas indicada pelos modelos, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda não caracteriza a situação futura como Onda de Calor.

O Inmet explica que utiliza a nomenclatura de Onda de Calor quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média mensal pelo período de, no mínimo, dois a três dias consecutivos, em determinada área de abrangência.

O Instituto também ressalta que, a intensidade do aviso (nível amarelo, laranja ou vermelho) está relacionada com a persistência do fenômeno (número de dias consecutivos) e não apenas aos desvios de temperatura absolutos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile