Menu
em

Animais soltos representam perigo para o trânsito

 

Animais soltos pelas ruas representam um grande perigo no trânsito. Na semana passada, quatro pessoas ficaram feridas após uma colisão frontal entre um carro e um caminhão, em Ponta Grossa. Segundo testemunhas, um dos veículos foi desviar de um cavalo que estava sobre a pista e acabou batendo no outro. Por sorte, os ferimentos não foram graves. O acidente aconteceu na Rua Siqueira Campos, que integra o Contorno Leste e é uma das vias mais importantes do Bairro Uvaranas.

A reportagem do DC flagrou, no dia seguinte ao acidente, cinco cavalos soltos em um trecho da rua, na região do Jardim Castanheira. Durante o tempo em que a equipe permaneceu no local (cerca de meia hora), um dos animais chegou a andar sobre a pista, colocando em risco motoristas, motociclistas e ciclistas.

Salete, que trabalha em uma lanchonete próxima ao local onde estavam os animais, disse que há tempos eles vivem soltos. “É um perigo porque eles ficam o dia inteiro aqui, inclusive à noite”, comentou. “Já não tem iluminação e sinalização suficientes, ainda é preciso estar atento aos animais, principalmente porque aqui é uma curva fechada”. Ela disse que não sabe a quem pertencem os bichos.

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte, Edimir de Paula, ressalta que vários acidentes já aconteceram na Siqueira Campos – inclusive com morte – por causa de animais soltos. No entanto, segundo ele, a fiscalização é feita pelo Controle de Zoonoses da Prefeitura.

Leandro Inglês, gerente de Zoonoses, explica que as pessoas precisam denunciar os casos de animais soltos, mas lembra que o processo é burocrático. “Precisamos do nome do proprietário e onde ele pode ser encontrado, porque, muitas vezes, a gente chega ao local onde estão os animais, mas ninguém sabe quem é o dono”, comenta.

Sem espaço

No entanto, a Prefeitura não está recolhendo os animais porque não há espaço para prendê-los. “Eles estavam sendo guardados no Centro de Treinamento Rural, junto ao Canil Municipal, mas o espaço será destinado ao Centro Tecnológico”, diz Leandro. O gerente alerta que é proibida a criação de animais de grande porte na zona urbana. As pessoas que insistem nessa prática podem ser autuadas e multadas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile