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Alta no comércio de PG é superior à estadual

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) divulgou nesta segunda-feira (19) a sua Pesquisa Conjuntural, com dados relativos ao primeiro semestre desse ano. Em comparação ao mesmo período de 2018, o comércio de Ponta Grossa cresceu quase 2,8%, variação maior que a paranaense (2,1%) e que a registrada nos seis primeiros meses do ano passado (1,1%).

De nove, quatro categorias registraram aumento nas vendas durante o semestre; porém, praticamente todas tiveram resultados melhores do que os registrados no ano passado. As lojas de departamento lideram a linha crescente, com 32,13%, seguidas das autopeças (12,14%), farmácias (4,52%) e supermercados (2,74%).

O único segmento que teve um desempenho pior na comparação 2018/2019 em relação à 2017/2018 foi o de concessionárias de veículos, que enquanto nesse semestre sofreu uma retração de 1,19%, no do ano passado havia crescido 29,54%. O melhor avanço foi percebido no varejo de autopeças, que da baixa de 5,8% verificada nos primeiros seis meses do ano passado, registrou uma alta de 12,14% neste ano; uma variação de quase 18%.

 

 

Paraná

Liderou o crescimento das vendas paranaenses a região de Curitiba (4,3%), seguida do Sudoeste (4,04%), Oeste (3,41%), Ponta Grossa (2,79%) e Maringá (2,45%). A única com baixa no comércio foi Londrina, com -4,36%.

No total do estado, a média de 2,11% foi puxada pelas lojas de departamento (29,7%), óticas e cine-foto-som (12,08%) e combustíveis (9%) – destas três, apenas a primeira foi positiva em Ponta Grossa; enquanto óticas e cine-foto-som tiveram baixa de 9,89% na cidade, a venda de combustíveis baixou 5,4%.

 

 

 

Campanha nos moldes da Black Friday é projetada

Com o objetivo de movimentar a economia e estimular o turismo interno e o varejo, o governo brasileiro está organizando uma campanha para tentar aquecer as vendas do comércio em setembro, um dos meses em que, tradicionalmente, o consumo em vários segmentos tende a ser menor.

Idealizada pelo governo federal, a chamada Semana do Brasil funcionará nos moldes do evento mundialmente conhecido como Black Friday, uma ação promocional criada nos Estados Unidos onde lojistas de todo o país se unem para, toda última sexta-feira de novembro, oferecer descontos em produtos, atraindo consumidores.

Segundo o Ministério do Turismo, a proposta do governo é engajar associações comerciais e entidades ligadas ao setor de turismo e serviços para oferecer produtos brasileiros a preços promocionais. A Semana do Brasil deve ocorrer entre os dias 6 e 15 de setembro, coincidindo com as comemorações da Independência do Brasil.

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