em

Alta na abertura de empresas na região é o dobro da estadual

Nos últimos oito meses a região dos Campos Gerais totalizou a abertura de 2.244 novas empresas, 14,3% a mais do que no mesmo período do ano passado. Essa alta é superior ao dobro do crescimento registrado no estado do Paraná – 6,4% – onde foram somados 129.728 novos negócios. Os números foram repassados à reportagem do Diário dos Campos pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar), órgão responsável pelo cadastramento empresarial no estado.

Do total das 23 cidades que compõem a região, praticamente a metade (49,5%) corresponde a Ponta Grossa. As 1.112 novas empresas do município representam uma alta de 11,4% frente às 998 cadastradas nos mesmos oito primeiros meses de 2018. Enquanto agosto foi o mês mais promissor para o empresariado ponta-grossense, com 158 aberturas, em toda a região março foi o destaque, com 318 cadastramentos.

Comparando, ainda, os oito primeiros meses de 2019 ao todo o período de janeiro a dezembro do ano passado, os números já se aproximam tanto a nível municipal, quanto regional: Ponta Grossa já alcançou 76,7% do total registrado em 2018, enquanto nos Campos Gerais o índice já chega a 78,5%.

Nestes cálculos, são considerados como integrantes da região as cidades de Arapoti, Carambeí, Castro, Guamiranga, Imbaú, Imbituva, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Prudentópolis, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania.

 

Formalizações crescem 53% em Ponta Grossa

Enquanto a Junta Comercial realiza a abertura de sociedades empresárias limitadas (Ltdas), empresas individuais de responsabilidade limitada (Eirelis), empresários individuais (Eis), sociedades anônimas (S/A) e cooperativas, o Portal do Empreendedor é responsável pela formalização de microempreendedores individuais (MEIs).

Somando as novas empresas formalizadas por ambos os sistemas, Ponta Grossa totaliza 3.545 novos empreendimentos neste ano, 53% a mais do que o registrado no acumulado de 2018. Inclusive, nestes oito meses a cidade já ultrapassou em 8,2% o total de aberturas registrado de janeiro a dezembro do ano passado, que foi de 3.274 empresas.

 

Desburocratização

A Prefeitura de Ponta Grossa e o Governo do Estado lançaram neste ano – em julho e agosto, respectivamente – programas que visam a desburocratização na liberação de alvarás para quem quer empreender. Ambos nomeados de “Descomplica”, eles permitem que os processos sejam feitos online e agilizam a emissão da autorização de funcionamento; empresas de baixo risco, por exemplo, podem conseguir a documentação em até 48 horas no Município e em menos de 24 horas no Estado.

 

Abertura de empresas

Ponta Grossa

Jan: 94

Fev:142

Mar: 171

Abr: 137

Mai: 151

Jun: 129

Jul: 130

Ago: 158

 

Campos Gerais

Jan: 196

Fev: 284

Mar: 318

Abr: 287

Mai: 301

Jun: 258

Jul: 301

Ago: 299

*Os dados foram repassados pela Junta Comercial

 

Natureza jurídica das novas empresas de PG

43,4% Ltdas

43,3% EIs

12,5% Eirelis

0,8% Demais (cooperativas e S/A)

*Os dados foram repassados pela Junta Comercial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.