em

Aline Sleutjes rebate críticas sobre viagem à China 

Desde o dia 15 a deputada federal eleita Aline Sleutjes (PSL) está em viagem pela China com um grupo de deputados federais e senadora eleitos, em sua maioria do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro. A visita do grupo, que permanece no país até o dia 25 deste mês teria como objetivo estreitar laços comerciais e discutir assuntos como agronegócio, exportação, educação, segurança e tecnologia e não se trata de uma viagem parlamentar oficial, já que os parlamentares não tomaram posse, o que ocorrerá no dia 1º de fevereiro. 
O fato é que a viagem – integralmente custeada pelo governo chinês -estaria causando muitas críticas, inclusive de lideranças ligadas ao próprio PSL. O presidente do partido, Luciano Bivar, teria inclusive comentado ao blog da jornalista Andréia Sadi, que Bolsonaro ficou "surpreso com a viagem". Em vídeo publicado no Youtube nesta quinta-feira (16), Olavo Carvalho, apontado como um dos pensadores ligados ao governo de Jair Bolsonaro, também criticou a viagem. Segundo ele, a visita seria para conhecer um sistema de reconhecimento facial desenvolvido no país asiático que recentemente teve representantes presos por espionagem. 
Diante de tanta repercussão, diversos parlamentares em viagem rebateram as críticas. Em nota, Aline Sleutjes afirma que a visita ao país asiático é para a busca que conhecimento e informação.

Confira na íntegra:
"Prezados (as), 
Estou na China como estaria em qualquer outro lugar do mundo em busca de conhecimento e informações para melhor contribuir com nossos Municípios, Estado e País.
 Quem me conhece sabe que tenho coração puro, um forte senso de justiça e sempre trabalhei pelo bem comum.
Aceitei o convite no intuito de conhecer e entender outros processos e possibilidades para auxiliar no fortalecimento da economia e possível abertura de novos mercados para as cooperativas e as empresas paranaenses.
O Brasil e a China já são antigos parceiros comerciais numa relação que já dura mais de 40 anos, sendo que nos últimos 9 anos foi o país que mais importou do Brasil. 
A China comprou de nós brasileiros mais de [R$]65 bilhões, ajudando a fortalecer a nossa economia.
Estamos conhecendo novas tecnologias que são empregadas em setores da sociedade aqui e em outros países.
 O tal sistema de câmeras de identificação, o qual se refere a imprensa marrom, é apenas uma das muitas apresentações sobre as inovações tecnológicas. 
Isso não significa que estamos comprando a ideia ou assumindo qualquer compromisso com a China! 
É lamentável a situação da imprensa e de alguns especuladores que sobrevivem de boatos criando fake news e distorcendo fatos com intuito de manchar a imagem de pessoas bem.
Admiro e respeito a opinião de nossos reconhecidos acadêmicos e filósofos, entretanto buscar conhecimento e informações não é crime, pelo contrário é parte do nosso compromisso enquanto cidadãos e parlamentares.
Aos meus eleitores e amigos peço que confiem em mim, esclareço que estou aqui aprendendo, isso não significa que mudei minha ideologia ou modo de pensar.
Como vou refutar ou defender algo sem saber do que se trata? Estou em busca de conhecimento! Peço a compreensão e o apoio de vocês.
Porque julgar alguém que está buscando conhecer e se aprofundar para melhor atuar? 
Com coração puro, boa vontade, fé, e muito amor à minha pátria, em breve retornarei para continuarmos trabalhando juntos por um país cada vez mais justo, humano e democrático.  
O fato de fazer uma viagem à China não muda quem eu sou! 
Agradeço a todos (as), um forte abraço".
Até breve,
Deputada Federal Eleita Aline Sleutjes"
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.