em

ALCG retoma as atividades culturais de 2019

A Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), através da gestão do presidente Luiz Fernando Cheres, retoma seus trabalhos no próximo dia 25 de fevereiro, com a primeira reunião ordinária do ano, trazendo a palestra ‘Cerimoniais: Procedimentos e Oratória’ a cargo do acadêmico Flávio Madalosso Vieira.

Segundo o palestrante “Participar de uma solenidade requer o cumprimento de alguns rituais estabelecidos por normas técnicas e, principalmente por ética e estética. Falar em público exige de um orador, mesmo que casual, o cumprimento de algumas obrigações – postura, dicção, linguagem etc – que fazem a diferença na transmissão da mensagem”. O evento é aberto ao público.

O ano de 2019 será especial para a entidade, que completará seu 20º aniversário no dia 20 de março. Todo ano, por ocasião do aniversário, a ALCG tem por hábito realizar cerimônia festiva aproveitando para marcar o ingresso de novos acadêmicos, em caso de eleição no ano anterior, e de posse de nova diretoria, que ocorre a cada dois anos.

Neste ano, serão empossados os acadêmicos eleitos em 2018: Ronie Cardoso Filho – cadeira nº 32, Mário Sérgio de Melo – cadeira nº 7 e Giovana Montes Celinski – cadeira nº 38, e a diretoria para o biênio 2019 – 2021: presidente: Renata Regis Florisbelo, vice-presidente: Alana Águida Berti, secretário-geral: Flávio Madalosso Vieira, 1º secretário: Odenir Follador, 2º secretário: Rafael Gustavo Pomim Lopes, 1º tesoureiro: Fábio Mauricio Holzmann Maia, 2º tesoureiro: David Pilatti Montes, diretora da biblioteca: Lucia do Valle, Orador: José Altevir Mereth Barbosa da Cunha, assessoria de relações acadêmicas: Luísa Cristina dos Santos Fontes, assessoria da memória acadêmica: Luiz Fernando Cheres, assessoria da história dos Campos Gerais: Arnoldo Monteiro Bach, assessoria jurídica: José Ruiter Cordeiro.

Os vinte anos completados inspiraram a academia a compor seu conselho dos ex-presidentes, que também será empossado na mesma cerimônia. A ideia da criação do conselho partiu da acadêmica Luísa Cristina dos Santos Fontes. Ainda durante todo o ano serão realizadas novas edições do projeto ‘O escritor e sua obra’, além de iniciativas relacionadas ao projeto ‘Relações acadêmicas’.

A Academia de Letras dos Campos Gerais é uma das mais atuantes entidades culturais da região e traz em seu estatuto a missão de cultivar, preservar e divulgar o vernáculo e a literatura.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.