Menu
em

ALCG promove palestra no Museu Sítio Minguinho

A Academia de Letras dos Campos Gerais – ALCG, através dos projetos ‘O escritor e sua obra’ e ‘Relações acadêmicas’ realiza a palestra ‘Colônia Cecília’, com o escritor Arnoldo Monteiro Bach, que ocorrerá durante a reunião ordinária no dia 22 de julho, no Museu Sítio Minguinho, em Palmeira, que abriga um memorial da Colônia Cecília.

Segundo Arnoldo Monteiro Bach: “A Colônia Cecília foi a única experiência anarquista realizada na América do Sul e a mais conhecida no mundo. Mesmo depois de um século da sua dissolução, os mitos em torno dela sobrevivem. Dezenas de pessoas, ao longo dos seus quatro anos de existência, passaram pela Cecília. Seus descendentes estão espalhados pelo mundo”. A Colônia Cecília foi instalada em Palmeira-PR.

Situado a poucos quilômetros da cidade de Palmeira, o Museu Sítio Minguinho oferece a cada visitante uma incrível sensação de contato direto com a história do trabalho e a engenhosidade humana ao longo dos anos. Os equipamentos e as ferramentas de produção dos mais diversos bens. Os utensílios e objetos do dia a dia. Os usos e os costumes dos trabalhadores, dos imigrantes e de seus descendentes. Em cada ambiente, algo novo a desvendar e a conhecer.

O projeto ‘Relações acadêmicas’ foi criado pela escritora Luísa Cristina dos Santos Fontes, durante sua gestão como presidente da ALCG e tem por objetivo ampliar o escopo das ações literárias da instituição, promovendo encontros ‘fora de casa’, reuniões estas que suscitaram debates e o diálogo com outras instituições e locais que promovam a literatura e as letras em suas mais diferentes conformações culturais. O Projeto Relações Acadêmicas foi retomado na gestão de Luiz Fernando Cheres e mantido na atual, de Renata Regis Florisbelo.

 

Serviço:

Palestra ‘Colônia Cecília’

Local: Museu Sítio Minguinho, área rural, Palmeira, PR

Data: 22 de julho de 2019

Horário: 19h30

Evento gratuito e aberto ao público

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile