em

Agência do Trabalhador terá sede mais centralizada

A Agência do Trabalhador, órgão municipalizado que realiza a intermediação de vagas de emprego, solicitação de seguro-desemprego e emissão de documentos como carteira de identidade (RG) e de trabalho (CTPS), entre outros serviços – mudará de sede ainda neste mês. A informação foi confirmada pelo Secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, e pelo coordenador da Agência do Trabalhador, John Elvis Ramalho.

Hoje o atendimento é feito na esquina das ruas Dr. Penteado de Almeida e Manoel Ferreira Pinto, ao lado da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A partir do próximo mês o local será a esquina das ruas Dr. Colares e Sant’Ana, a 600 metros do Terminal Central.

“A nossa meta é inaugurar o novo espaço ainda em setembro. Todos os serviços serão mantidos, e estamos estudando a inclusão de novos para centralizar ainda mais opções à população”, afirmou Loureiro à reportagem do DC.

Segundo o coordenador da Agência, o principal benefício da mudança é a vantagem logística. “Poderemos atender as pessoas melhor devido à proximidade com o terminal e por ser um espaço mais amplo, com quatro andares, que foi adaptado para acessibilidade”, exemplifica John Elvis Ramalho.

Resultados

Neste ano, no acumulado de janeiro a agosto, 1.950 pessoas conseguiram emprego através do órgão – sem contar as que foram encaminhadas para entrevistas de emprego no final do mês e ainda aguardam o retorno dos contratantes. No ano passado no mesmo período o total foi de 2.085 trabalhadores; porém, de um ano para outro a quantidade de vagas oferecidas também teve uma baixa, de 4.556 em 2018 para 4.035 neste ano. Considerando esses números, a taxa de aproveitamento de vagas teve um leve alta em 2019, chegando a 48,3%, 2,6% a mais do que no período anterior.

Para o coordenador do órgão a localização da nova sede pode ter reflexos positivos também na retomada de oferta de vagas de emprego. “Ter a Agência bem no centro da cidade deverá nos auxiliar na captação de oportunidades, podendo alavancar a intermediação de postos de trabalho no setor do comércio”, exemplifica John Elvis.

Em relação ao seguro-desemprego o acumulado do ano também registra baixa comparado ao mesmo período de 2018: enquanto de janeiro a agosto do ano passado pelo menos 8.738 pessoas ficaram desempregadas na cidade e solicitaram o benefício, nos últimos sete meses o total diminuiu quase 3% e ficou em 8.499 pedidos.

 

Nova sede ficará localizada na esquina das ruas Sant’Ana e Dr. Colares (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.