em

Agência do Trabalhador realiza evento de inclusão social e profissional

Será realizado nesta sexta-feira (27) o “Dia D” de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência (PcDs) e dos beneficiários reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Promovido anualmente pelo governo federal através da Rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o evento oferta vagas exclusivas de emprego e Jovem Aprendiz PcD nas Agências do Trabalhador, visando a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

“A ideia é reunir em um mesmo espaço as empresas que possuem vagas disponíveis e os trabalhadores que querem se candidatar a oportunidades de emprego. Para isso, atenderemos apenas este público no Dia D, normalizando o atendimento a partir de segunda-feira (30)”, destaca o coordenador da Agência do Trabalhador ponta-grossense, John Elvis Ramalho.

Já estão confirmadas treze empresas dos setores de indústria, comércio e serviços: supermercados Muffato, Tozetto e Condor, Madero, Ambev, Bunge, Sicredi, Águia Sistemas, Ponta Grossa Ambiental, Drogarias Nissei, Supermix Concreto, Líder Serviços Industriais e BRF/Carambéi.

“Para o atendimento, solicitamos que os trabalhadores apresentem laudo médico, carteira de trabalho, documentos pessoais e currículo atualizado. Na edição anterior, realizada em 2017, quinhentas pessoas participaram da ação”, lembra o coordenador, ressaltando que no ano passado o governo federal não fomentou a ação por ser um ano eleitoral.

Legislação

O artigo 93 da Lei nº 8.213/91 determina que empresas com cem ou mais funcionários devem preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou PcDs, em um índice que varia de acordo com a quantidade total de empregados.

Porém, conforme afirma a assistente social da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, Rosângela Caldeira Legat, nos últimos anos têm crescido o número de empresas que ofertam vagas para este público mesmo sem se encaixar na condição da legislação. “Está melhorando a evolução do mercado de trabalhado para as pessoas. Diversas empresas menores, com menos de cem funcionários, buscam esse lado social sem ser obrigadas por lei”, conta Rosângela.

A responsável pelo setor de serviço social do órgão também destaca que as empresas interessadas tanto em participar do Dia D, quanto ofertar vagas durante o ano podem buscar a Agência. “Essas oportunidades são importantes para as pessoas com deficiência porque dá a elas a chance de ser incluídos no mercado de trabalho. Temos aqui um setor exclusivo para a intermediação de vagas para este público, que funciona diariamente e durante todos os meses do ano”, frisa Rosângela.

 

 O órgão ponta-grossense possui um setor de serviço social que oferta atendimento especializado o ano todo (Foto: José Aldinan)

 

Perfil da população de Ponta Grossa

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é de que aproximadamente 20% da população ponta-grossense possua algum tipo de deficiência. Deste total de mais de 65 mil pessoas, mais de 38 mil estão na faixa etária de 20 a 59 anos, sendo a maioria – 21 mil – mulheres (47,5% ocupadas e 52,5% não ocupadas) e 17,4 mil homens (72,5% ocupados e 27,5% não ocupados).

Relembre a reportagem feita pelo DC sobre a inclusão de PcDS no mercado de trabalho

 

Serviço

“Dia D” para PcDs e reabilitados do INSS

Local: Agência do Trabalhador (Rua Dr. Penteado de Almeida, 240 – ao lado da UEPG centro)

Horário: das 8 às 16 horas

Requisitos: portar documentos pessoais, CTPS, currículo e laudo médico

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.