Menu
em

Agência do Trabalhador amplia serviços com nova sede

Foi inaugurada nesta segunda-feira (18) a nova sede da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, que passar a contar com um espaço mais amplo e mais próximo ao centro da cidade. Localizada na esquina das ruas Dr. Colares e Sant’Ana, a estrutura conta com quatro andares, 1.100 metros quadrados e fica a 600 metros do Terminal Central e cinco quadras da escola municipal de qualificação.

“Agora estamos no coração do centro comercial da cidade, com o anseio de nos aproximar mais dos lojistas e oferecer mais comodidade à população com uma localização melhor. Outro ponto positivo é a proximidade com a escola de qualificação, pois poderemos encaminhar diretamente para cursos gratuitos aquelas pessoas que não conseguem uma vaga por falta de capacitação”, analisa o coordenador do órgão, John Elvis Ramalho.

Na avaliação do secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, José Loureiro, a nova localização deve facilitar a rotina de quem procura um emprego. “Antes com a Agência ao lado da UEPG era possível fazer até duas, três entrevistas por dia, mas agora o candidato conseguirá participar de até cinco por dia, já que a maioria é no próprio Centro”, destaca Loureiro.

Para o prefeito Marcelo Rangel a melhoria foi necessária por o órgão ser “fundamental para o fomento econômico”. “O emprego é o melhor programa social que existe e administração pública tem o dever de fomentar novas vagas. Em breve teremos outros serviços que serão ofertados na nova Agência”, garante Rangel.

Estrutura

Com a nova sede o atendimento da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa passa a ser setorizado por andares e conta com um novo serviço, destinado ao atendimento direto do empresariado. “No subsolo, com entrada na rua Sant’Ana, o atendimento é focado nos pedidos de seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho [CTPS] e pessoas com deficiência [PcDs]. No térreo, com entrada na rua Dr. Colares, fica o nosso carro-chefe – a intermediação de vagas de emprego – e a emissão de RGs, enquanto que no primeiro andar contamos com uma novidade, o foco nos empresários com espaço para salas de entrevista e abertura de vagas, e no segundo andar fica o piso administrativo”, explica o coordenador John Elvis Ramalho.

Conforme ressalta o secretário Loureiro, a ideia do novo serviço é aproximar o empresário tanto da Agência quanto dos candidatos. “Com um piso destinado a ser o ‘andar do empresário’ possibilitamos uma abertura maior do órgão a quem gera emprego na nossa cidade”, afirma o gestor.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal, além de o espaço ser mais amplo haverá também uma economia de R$ 2 mil mensais no aluguel na comparação com o antigo imóvel onde o órgão estava sediado.

 

Órgão passa a atender na esquina das ruas Dr. Colares e Sant'Ana (Foto: José Aldinan)

 

Total de pedidos de seguro-desemprego cai em Ponta Grossa

Segundo dados repassados pela Agência do Trabalhador à reportagem do DC, o número de pedidos de seguro-desemprego vem caindo neste ano. Nos dez primeiros meses do ano passado o órgão registrava 10.818 solicitações; no mesmo período desse ano foram quase 300 a menos, com 10.530.

Até outubro foram ofertadas 4.132 vagas de emprego que resultaram em 1.895 colocados, com uma taxa de aproveitamento semelhante à de 2018 – 45%. “Em torno de 30% das vagas não preenchidas são trabalhadores que não tem a capacitação adequada – e quem não conseguir colocação por falta de qualificação será encaminhado para a escola para ficar apto a ocupar essas vagas”, destaca o prefeito Marcelo Rangel.

Inauguração contou com a presença de autoridades locais e da comunidade (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile