em

Aeroporto Sant’Ana irá ampliar oferta de voos

O Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, mais conhecido como Aeroporto Sant’Ana, irá ampliar a oferta de voos nos primeiros meses de 2019. Atualmente, o local conta com quatro voos semanais para o município de Campinas (Aeroporto Viracopos). As viagens ocorrem nas segundas, quartas, sextas e domingos no período da manhã.

O superintendente de administração aeroportuária, Victor Hugo de Oliveira, revela que a oferta dos voos diários deve ocorrer ainda no primeiro semestre desse ano, logo que o local comece a operar por instrumentos. “Estamos há alguns meses atrás dessa certificação do IFR (ou regras de voo por instrumentos – do inglês Instrument Flight Rules) e agora estamos esperando a liberação. Como envolve também uma decisão do governo federal, não depende só de nós esse trâmite”, explica. A expectativa inicial era que no mês de março a homologação do IFR acontecesse, mas Oliveira conta que esse prazo provavelmente será estendido.

Com o IFR, o objetivo é permitir ainda mais segurança em condições adversas e que também seja ampliada a oferta de voos comerciais. A previsão é que com voos diários, o aeroporto atenda mais de quatro mil passageiros mensalmente.

A expectativa é que depois da homologação do IFR, o aeroporto possa contar com até dois voos diários, no período matutino e noturno, além de ampliação das linhas para outras cidades. “Inicialmente queremos oferecer voos para Foz do Iguaçu e Porto Alegre. São dois municípios que temos muita demanda de passageiros”, ressalta Oliveira.

Outro processo em andamento é a produção das cartas de navegação. “Estamos realizando o levantamento topográfico dos pontos mais altos de Ponta Grossa para viabilizar o mapa aéreo, que é uma das solicitações dos técnicos de aviação”, destaca o superintendente.

A Prefeitura de Ponta Grossa também está investindo na estrutura do aeroporto municipal, toda a pista foi revitalizada já contando com a pintura exigida para os moldes da operação por instrumentos.

Balanço

Em 2018, foram realizadas 7.700 decolagens e 7.727 pousos, movimentando 42.193 passageiros. Em 2016, foram 5.475 pousos e decolagens e 13.666 passageiros, e em 2017, 8.377 entradas e saídas de aeronaves, resultando na circulação de 29.508 pessoas. Os números consideram todos os voos operados no Aeroporto Sant’Ana, que incluem o aeroclube, executivos, comerciais (através da Azul Linhas Aéreas) e serviços aero médico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.