Menu
em

Acomac irá avaliar estudo sobre custo da areia

 

Arquivo
Alcides Ramos Neto, presidente da Acomac comemora redução no preço da areia

 

A Associação dos Comerciantes de Material de Construção dos Campos Gerais (Acomac-CG) irá avaliar, nos próximos dias, o estudo sobre os custos do processo de extração de areia nos sistemas de cava seca e alagada. O material foi solicitado em 2009 ao Centro de Estudos e Pesquisas Rouger Miguel Vargas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Na época, a Associação recorreu ao Ministério Público Federal (MPF) em razão do reajuste dos preços promovidos pelos mineradores.

De acordo com Alcides Ramos Neto, presidente da Acomac Campos Gerais, para avaliar o estudo a entidade solicitou prazo de 30 dias ao Ministério Público Estadual (MPE), a contar de 20 de outubro. “O estudo foi concluído em junho do ano passado, porém não foi suspensa a ação iniciada pela Acomac em virtude de nós não conhecermos o estudo. Agora, com o material em mãos vamos avaliá-lo”, explica.

Ele lembra que em março de 2009 a Acomac entrou com a ação no Ministério Público Federal (MPF), contestando o percentual de reajuste sobre os preços da areia – considerados abusivos pela entidade – e o transporte exclusivo. “Em fevereiro daquele ano a associação dos mineradores de areia havia reajustado os preços do produto em torno de 70% a 100% e estimava tornar exclusivo dos mineradores o transporte de areia”, conta.  

“O processo ainda não terminou, porém os preços praticados atualmente são bem diferentes daqueles apresentados em fevereiro de 2009, que era de R$ 40 o metro cúbico, preço para loja, consumidor e construtora. Os valores praticados hoje para o lojista, consumidor e construtora estão com aproximadamente 30% de reajuste e não os 70% e 100% aplicados naquele ano”, diz.

De acordo com Alcides, o estudo foi direcionado, pela entidade, para um profissional da área. “Não duvidamos da idoneidade de quem realizou o trabalho, mas se faz necessário confirmar aos nossos associados e para isto precisamos tomar conhecimento dos métodos aplicados, só então daremos por encerrado este processo que trouxe benefícios ao seguimento e a sociedade. A união de todos traz benefícios a cada um”, diz.

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile