em

Abertura dos JEPs terá melhores ginastas do país

As melhores ginastas do país vão se apresentar em Ponta Grossa, em 23 de setembro, às 19 horas, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira, na abertura da 56ª edição dos Jogos Estudantis da Primavera (JEPs), promovidos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A equipe de ginástica rítmica da Sadia/Prefeitura Municipal de Toledo/Sesi, com 30 atletas das categorias pré-infantil, infantil, juvenil e adulto, vai exibir coreografias especiais, séries individuais e de conjunto de competições. Os JEPs serão disputados de 23 de setembro a 1º de outubro.

O coordenador da competição, Werner Eisner, do Centro de Desportos e Recreação (CDR) da UEPG, convida os ponta-grossenses a assistirem a apresentação da GR de Toledo, “um projeto social de sucesso, com envolvimento do poder público e da iniciativa privada, para formação cidadã e revelação de talentos, conforme os ideais dos Jogos da Primavera”. A participação das ginastas na abertura dos jogos, segundo Eisner, foi viabilizada pela Caixa Econômica Federal, através do trabalho da Assessoria de Captação de Recursos (Assecar), que tem como titular o professor Fausi Azis Chagury.

Perto de completar 21 anos de atividades, a GR de Toledo se baseia num projeto social que envolve cerca de 1,5 mil meninas, desenvolvido em parceria pela Sadia, Prefeitura Municipal e Sesi. Além de noções básicas de ginástica rítmica, elas recebem conceitos de cidadania, nutrição, auto-estima e cuidados pessoais. Profissionais com graduação em Educação Física e Pós-Graduação em Ginástica Rítmica orientam e garimpam novos talentos, que são encaminhados para a equipe de rendimento.

Patrocinada pela Sadia/Brasil Foods, a equipe de rendimento conta com uma estrutura de primeiro mundo: ginásio exclusivo e climatizado, sala de balé, refeitório, fisioterapia com banheira de hidromassagem, vestiários e almoxarifado. Tapetes oficiais com capacidade para absorção de impacto, evitando lesões por esforços repetitivos, completam a estrutura física. A isso se somam uma equipe multidisciplinar com formação específica, além de acompanhamento médico, odontológico, psicológico, fisioterapeuta, professor de balé e nutricionista.

Nos seus 20 anos, o projeto enumera uma série de conquistas. Há nove anos consecutivos (2002/2010) recebe o Troféu Eficiência, concedido pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) à equipe que mais pontua ao longo do ano. A equipe também tem o reconhecimento do Comitê Olímpico Brasileiro, pelos resultados das suas atletas e a contribuição ao esporte olímpico brasileiro. Por quatro vezes, o COB concedeu o Prêmio Brasil Olímpico para atletas da Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi como melhor ginasta: Ana Paula Scheffer, em 2006 e 2009; Nicole Müller, em 2008, e Angélica Kvieczynski, em 2010. Neste período, a equipe soma ainda vários títulos brasileiros de campeã em todas as categorias, tanto no individual quanto no conjunto, além de campeã Pan-Americana no conjunto em Toronto, no Canadá, em 2006.

A técnica da equipe, Anita Klemann, comanda a seleção brasileira individual, levando para a seleção brasileira um pouco da experiência e do trabalho desenvolvido em Toledo. Atualmente, duas atletas fazem parte da seleção brasileira, Angélica Kvieczynski, no individual, e Pâmela de Oliveira, no conjunto. Através de treinamentos intensivos em Toledo e intercâmbios internacionais, com Rússia, Bulgária, entre outros países, a equipe se prepara para disputar as Olimpíadas no Brasil, em 2016.

NOVIDADES

A edição 2011 dos Jogos da Primavera terá novidades, como a redução do número de grupamentos, a extinção do concurso da ‘Rainha dos Jogos’ e inclusão da modalidade de ‘Interpretação Musical’. A disputa reunirá atletas nascidos em 1997 e anos posteriores, 7ª e 8ª séries, no grupo I; nascidos em 1995 e anos posteriores, 1º e 2º anos ensino médio, no grupo II; nascidos em 1994 e anos anteriores, matriculados em instituições de ensino superior, cursos médios, pós-médios, profissionalizantes, seqüencial, supletivos, pré-vestibulares, centros de educação básica de jovens e adultos, no grupo III.

A modalidade de ‘Interpretação Musical’ será restrita aos grupos I e II. As eliminatórias, nos dias 29 e 30 de outubro, e a final, no dia 1º de outubro, serão realizadas no Cine Teatro Pax, sob a coordenação da Divisão Assuntos Culturais (DAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). As inscrições estarão abertas no período de 22 a 26 de agosto, das 13h30 às 17h30, no Centro de Desportos e Recreação, no Campus de Uvaranas, juntamente com a inscrição das escolas na competição. Na final da modalidade, também serão premiados os campeões gerais (masculino e feminino) de cada grupo.

Na parte esportiva, os atletas vão se envolver nas disputas das modalidades de atletismo, basquetebol, futebol suíço, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. O futebol suíço é disputado apenas no grupo III. A competição é organizada pelo Centro de Desportos e Recreação (CDR) da UEPG, com apoio do Departamento de Educação Física, Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais/Divisão de Assuntos Culturais, Secretaria Municipal de Esportes e Recreação e Paraná Esportes e patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Mais informações sobre os Jogos Estudantis na Primavera no endereço www.uepg.br/primavera.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.