Menu
em

7 momentos marcantes do papa Francisco

O papa Francisco está agora em seu sétimo ano à frente da coordenação das atividades da Igreja Católica no mundo. Esse foi um período marcado pelo ineditismo nas tomadas de decisões, por ações e palavras polêmicas, pela conquista do carisma popular e pela divisão dentro do próprio Vaticano. Confira sete dos momentos mais marcantes do papa Francisco, divulgados pela imprensa mundial nos últimos anos.

 

2013

Um novo papa

Em 2013, a escolha de Jorge Mario Bergoglio como papa, quando passou a ser chamado papa Francisco, marcou um novo tempo para a Igreja Católica em nível mundial. O ineditismo começou com a saída prematura do papa Bento XVI, que abdicou da continuidade no cargo de chefe do Vaticano, e teve continuidade com o fato de Francisco ser o primeiro papa latino-americano, e o primeiro vindo de outro continente que não a Europa, originário do país vizinho ao Brasil – a Argentina.

 

Créditos: Agência Brasil / Angelo Carconi⁄Ansa⁄Agência Lusa

2014

Doenças na Igreja

O papa Francisco começava a se firmar como líder de posição firme, mesmo quando se tratava de integrantes da própria Igreja. Durante o encontro de confraternização de Natal do pontífice com os cardeais, bispos e monsenhores, ele descreveu o que definiu como 15 doenças que estariam contaminando parte da Igreja. Dentre os vícios que o papa condenou estão a “síndrome do acúmulo de bens” pela alta hierarquia vaticana, a “doença do lucro mundano”, a “rivalidade”, a “gloria vã”, o “terrorismo das fofocas”, a “doença dos covardes” e a “daqueles que tratam os chefes como seres divinos para subir na carreira”. Ainda enumerou outras como a “síndrome da imortalidade” vivida por aqueles que se acham indispensáveis, o “mal do poder e do narcisismo”, o “mal de Alzheimer espiritual” e a “esquizofrenia existencial”.

Divulgação

2015

Mudança nos matrimônios

Em uma das maiores mudanças nas regras católicas para casamentos, o papa anunciou que bispos estariam autorizados a anular matrimônios. Por meio de uma reforma, os procedimentos para o reconhecimento da nulidade dos casamentos católicos se propuseram mais acessíveis e gratuitos, seguindo as recomendações de uma comissão criada em 2014 por Francisco. Outros líderes da Igreja buscaram explicar a medida, não como uma anulação pura e simplesmente do casamento, mas como uma espécie de atestado de que o matrimônio nunca ocorreu de fato, já que o casamento pressupõe total aceitação entre as partes junto ao compromisso com Deus.

Divulgação

2016

Ações pela paz

O papa Francisco celebrou o histórico acordo de paz entre o governo de Bogotá e os guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que colocou fim a mais de 50 anos de conflitos armados na Colômbia. Conforme divulgado pela Agência Brasil, o papa reafirmou, em nota divulgada pelo Vaticano, "seu apoio com o objetivo de alcançar a reconciliação de todo o povo colombiano, à luz dos direitos humanos e dos valores cristãos, que estão no centro da cultura latino-americana".

Divulgação

2017

Santidade dos pastorzinhos

Jacinta e Francisco Marto, os dois pastorzinhos que tiveram visões de Nossa Senhora, foram canonizados pelo papa Francisco, em Fátima, em maio de 2017. Jacinta e Francisco Marto, os dois irmãos de apenas nove e dez anos, junto com a prima Lúcia dos Santos, tiveram visões de Nossa Senhora. O milagre atribuído à intercessão das duas crianças, e que levou à beatificação, foi reconhecido em 1999. Já o que abriu o caminho para a canonização, foi reconhecido em 23 de março de 2017, e diz respeito a uma criança brasileira que sofreu grave acidente, perdeu parte do cérebro, mas não sofreu nenhum dano neurológico ou cognitivo. A investigação sobre a santidade das crianças teve início em 1952.

Agência Brasil / Divulgação

2018

Um apelo à simplicidade

Em um tempo no qual o consumismo impera, e justamente no Natal, quando as famílias são impelidas às compras, o papa Francisco dedicou a tradicional Missa do Galo, diante de 10 mil pessoas, para pedir mais simplicidade e menos importância com bens materiais. Também foi ocasião para condenar a desigualdade entre ricos e pobres, e o especial pedido para que as pessoas se espelhem na simplicidade com que Jesus Cristo veio ao mundo e viveu nele.

Reprodução / Twitter

2019

Divisão no Vaticano

Neste mês, o papa divulgou decreto que obriga padres e religiosos a denunciarem suspeitas de casos de abusos sexuais às autoridades eclesiásticas. Embora não conste no documento orientações sobre divulgar informações referentes a isso a autoridades civis, foram estabelecidas diretrizes de como as dioceses devem proceder em relação às suspeitas. No entanto, as ações do papa criaram divisão no Vaticano, que motivaram acusações contra ele, principalmente dos mais conservadores. Neste ano, ele já foi acusado de heresia e de acobertar caso de abuso no qual um ex-arcebispo teria cometido pedofilia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile