em

61% das vagas de emprego são preenchidas

Arquivo DC
Em maio, 1.164 trabalhadores se inscreveram em busca de emprego

 

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa divulgou ontem o balanço mensal do emprego, documento que mostra que das 367 vagas captadas em maio, 226 foram ocupadas, ou seja, colocação de 61,58%. No mesmo mês do ano passado, as ocupações representaram 54,96%, sendo que 977 vagas foram cadastradas e 537 preenchidas. Já quando a base da comparação é a oferta de empregos em maio de 2012 (367) com maio de 2011 (977) o resultado é queda de 62,5%.

Para o gerente da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, Antônio Laroca Neto, a crise financeira que atingiu fortemente a Europa está refletindo no Brasil, através do setor industrial e consequentemente comercial. “A crise está nos afetando neste segundo momento. Agora, o dólar está melhorando, mas para quem as nossas indústrias irão exportar se os países europeus continuam em crise?”, questiona.

Segundo ele, o comércio também começou a sentir o reflexo desta situação. “O empresariado vem reclamando da queda nas vendas, tanto em relação ao ano passado quanto aos meses anteriores”, relata.

O relatório mostra ainda que no mês passado 1.164 trabalhadores se inscreveram na Agência em busca de uma oportunidade no mercado formal, quantidade maior que a registrada em maio de 2011, quando 791 pessoas fizeram inscrição para trabalhar.

Conforme Laroca, a construção civil é um dos setores que está mantendo as contratações, embora em volume não tão significativo. “Empresas nos telefonam para contratar profissionais para este ramo de atividade. As vagas estão aparecendo”, relata.

Seguro

Em maio último, a Agência contabilizou 1.060 requisições do seguro desemprego. No mesmo mês do ano passado foram 1.290 requerimentos. A diferença pode ser explicada pela mudança na liberação do benefício. Agora, se houver vaga com o perfil do desempregado ele é encaminhado na mesma hora para entrevista e contratação, eliminando assim o recebimento do seguro desemprego.

 

 

 

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.