Menu
em

3G Consultoria tem novo sócio e consolida estratégia

Para consolidar a estratégia iniciada há três anos, a 3G Consultoria acaba de admitir um novo sócio, o especialista em governança Christiano de Oliveira. A 3G tem sede em Curitiba e trabalha junto a acionistas, famílias, conselhos e diretorias executivas, em projetos de governança, gestão e gente, criando condições para a longevidade e saúde dos negócios.

A chegada do consultor celebra o reencontro com Gino Oyamada e Viviane Doelman, seus dois antigos sócios na Regional Sul da FESA. Formado em Governança, pela Fundação Dom Cabral (FDC), Christiano iniciou a carreira em executive search no final dos anos 90. Foi diretor da Lee Hecht Harrison, líder mundial em programas de liderança, carreira e coaching executivo, e também diretor executivo da Partner Consulting, consultoria orientada a soluções empresariais nas áreas de governança, estratégia e gestão.

Christiano também é coach pelo ICI, diretor fundador do Capítulo Regional PR do ICF (International Coaching Federation) e facilitador em conselhos de família e em programas de transição de cultura e gestão da mudança.

Foco no futuro

Os consultores da 3G elaboram projetos de governança corporativa de forma customizada, atendendo as necessidades das empresas e de seu plano de negócios. Essa é uma área em que os chamados produtos de prateleira não funcionam.

Mas é importante qualificar o que vem a ser uma boa governança, sem cair no risco do modismo, comenta Christiano. “A boa governança, aquela que tem foco no futuro, prioriza conhecimento, competência, capacidade de avaliar o negócio na linha do tempo, de analisar riscos e oportunidades, de adotar as melhores práticas de gestão, de olhar pelo parabrisa e não pelo retrovisor”, observa.

O que é Governança Corporativa

Conceito

De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), “Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade”.

Elementos

Os principais atores de um sistema de governança de uma empresa são os proprietários (acionistas ou cotistas), o conselho de administração e a diretoria executiva.

Como funciona

A boa Governança proporciona aos proprietários a gestão estratégica de sua empresa e a monitoração da direção executiva. Com isso, procura-se garantir a transparência da gestão empresarial e a redução de riscos para investidores e acionistas.

Vantagens

• Separação da propriedade e da gestão e a proteção do patrimônio.

• Melhor imagem junto aos investidores e fornecedores. Aumento na capacidade de captação de recursos.

• Agilidade, transparência e autonomia nas diversas atividades da empresa.

• Processo voltado ao crescimento sustentado da organização.

• Facilita o processo de profissionalização da empresa.

• Mitiga conflitos de interesse e riscos de sucessão.

• Define claramente os papéis e responsabilidades do conselho de administração e da diretoria executiva.

Mini glossário

Proprietários – Donos de ações ou de cotas de uma companhia

Conselho de administração – corpo de membros eleitos ou designados, que conjuntamente supervisiona as atividades de uma empresa ou organização.

Diretoria executiva – É a instância corporativa que tem como objetivo coordenar e integrar os diversos campos da gestão, promovendo o adequado alinhamento entre as diversas áreas que a compõem para o alcance dos objetivos estratégicos da instituição.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile