em

3 a cada 5 brasileiros sentem que preços aumentaram muito no último mês

Reprodução Paraná Pesquisas

Praticamente 93% dos brasileiros sentiram um aumento de preços nas compras de mercado nos últimos 30 dias e, entre todos, 3 a cada 5 sentiram que a alta foi expressiva. Os dados são da pesquisa de opinião pública realizada pela Paraná Pesquisas com habitantes de todos os estados, divulgada nesta semana.

Questionados sobre a variação de preços de compras em mercados nos últimos 30 dias, 65,8% dos respondentes afirmaram que “aumentaram muito”,  27,1% que “aumentaram”, 4,6% dizer achar que permaneceram iguais e 1,4% acreditam que os preços diminuíram, enquanto que 1,1% não sabe/não opinou.

Segmentando por sexo, nota-se que o público feminino tem uma percecpção maior sobre os encarecimentos. 71,4% das mulheres acham que os preços aumentaram muito, enquanto que 59,9% dos homens responderam essa opção. Enquanto que 3,7% das mulheres acham que os preços permaneceram iguais, entre os homens a porcentagem é maior, de 5,6%,assim como na resposta de que os preços caíram: 1,6% dos homens opinam que os preços diminuíram nos últimos 30 dias, enquanto que apenas 1,2% das mulheres deram esta resposta.

A percepção de aumento de preços é progressiva por faixa etária: 58,2% dos entrevistados de 16 a 24 anos acham que os preços aumentaram muito, variação que vai subindo continuamente até chegar a 73,4% no público de 60 anos ou mais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.