em

10% dos concorrentes à Câmara são servidores

Arquivo DC
Ponta Grossa tem 419 candidatos a vereador contabilizados pela Justiça Eleitoral

 

Pouco mais de 10% das 419 pessoas que pediram registro de suas candidaturas à Justiça Eleitoral para disputar a eleição proporcional são servidores públicos do Município, Estado ou do governo federal. Perfil por cargo em disputa e ocupação, gerado pelo sistema de estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revela ainda que entre os concorrentes 9,7% são empresários; outros 9,7% são comerciantes e 4,5% dos postulantes a uma das 23 vagas na Câmara são professores. No rol dos candidatos estão também donas-de-casa, aposentados, profissionais liberais, entre outros.

Com o encerramento do prazo para o pedido do registro individual de candidatura nesta terça-feira, o chefe da 14ª Zona Eleitoral, Júnior César Borges, explica que estas solicitações podem ser impugnadas até este domingo. “Para os outros pedidos, realizados por coligações e partidos até o dia 5, o prazo para que candidatos, partidos e o Ministério Público Eleitoral [MPE] peçam impugnação de alguma candidatura se encerra nesta sexta-feira”, destaca.

No sábado, o juiz eleitoral Hélio Engelhardt dará início à análise dos pedidos de registro de candidaturas formulados por partidos e coligações. Segundo Júnior, estas primeiras solicitações devem ser analisadas em sua totalidade até segunda-feira. O andamento de cada um dos processos pode ser acompanhado por qualquer cidadão através do sistema on-line ‘DivulgaCand’, do TSE.

 

Inelegibilidade

Conforme orientação divulgada pelo TSE, todo cidadão que se encontre no gozo de seus direitos políticos também pode comunicar ao juízo eleitoral a condição de inelegibilidade de algum concorrente. As causas mais comuns de inelegibilidade são as decorrentes da Lei da Ficha Limpa, ausência de desincompatibilização nos prazos estabelecidos pela Justiça Eleitoral, parentesco com titulares de mandatos eletivos do Executivo, entre outras. “A participação do cidadão também é muito importante nesta fase do processo eleitoral, para impedir que candidatos que não atendam aos requisitos constitucionais para serem votados consigam concorrer às eleições”, declara a coordenadora de Registros e Informações Processuais do TSE, Karina Dotto.

 

SÌNTESE))))))))))))

Prestação de Contas

O Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) está disponível para ser baixado na página do TSE. O sistema é um programa desenvolvido pela Justiça Eleitoral por meio do qual é realizada a prestação de contas de campanhas eleitorais dos candidatos, comitês financeiros e partidos políticos.

 

 

PG teve 53 pedidos de registro

de candidatura individuais

Chefe do Cartório da 14ª Zona Eleitoral, Júnior César Borges, relata que em Ponta Grossa a Justiça Eleitoral recebeu 53 pedidos individuais de registro de candidaturas. “Deste total, 51 foram solicitados por candidatos a vereador, um para prefeito e um para vice-prefeito”, expõe. O pedido individual na majoritária foi formalizado por Alfeu Mansani (PRTB) e Sérgio Franco (PRTB), respectivamente, candidatos a prefeito e vice pela coligação ‘Corações Valentes’ (PRTB e PRP).

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.