em

1° lote de restituição do IR tem 12,9 mil contribuintes da região

A Receita Federal do Brasil abrirá nesta sexta-feira, às 9 horas, à consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2018. Na região (62 municípios), 12.989 contribuintes restituirão o que representa uma injeção na economia de R$ 18,78 milhões. Para estes contribuintes o fisco está pagando juros de 1,52% calculados a partir de abril último. Para consultar basta acessar o site idg.receita.fazenda.gov.br.

Como em anos anteriores, neste a Receita está liberando o lote com declarações dos exercícios 2009 a 2017. Desta forma, o número de contribuintes sobe para 13.112 e o valor global passa a ser de R$ 19,26 milhões. As restituições serão liberadas na conta-corrente dos declarantes no próximo dia 15 de junho.

O delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Gustavo Horn, explica que o lote deste ano em sua quase totalidade contempla as declarações entregues por pessoas acima de 60 anos ou aqueles que informaram possuir doença grave ou deficiência (física ou mental). Os pagamentos aos demais contribuintes serão priorizados de acordo com a data da última declaração entregue do respectivo exercício.

O delegado orienta este grupo a ficar atento. “Se tem restituição e não receber, tem alguma coisa de indevido, então tem que olhar se não tem informação errada e se tiver é preciso retificar a declaração”, explica. Para corrigir a pessoa deve acessar a página da Receita, da opção “Onde encontro?/Extrato da DIRPF” para verificação e eventual retificação de dado inconsistente.

Em julho, o segundo dos sete lotes deve conter documentos de idosos que retificarem a declaração neste mês, bem como das pessoas que entregaram logo na abertura do prazo para declarar (1° de março).

Núcleo pode auxiliar na retificação

O contribuinte que precisar retificar a declaração do IRPF e não conseguir via site da Receita Federal pode procurar o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O local possui estudantes treinados para auxiliar à população e indicar quais são as pendências para o processamento das declarações do Imposto de Renda. O atendimento é gratuito e prestado no Edifício Imperador, à rua Júlio de Castilhos, 620, esquina com a rua Cel. Bittencourt.

Para o atendimento no NAF é necessário o número do recibo de entrega das duas últimas declarações de Imposto de Renda.

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.