em

Você trabalha com base na Lei de Dependência?

Insubstituível

Uma pessoa age de acordo com a Lei da Dependência quando acha que a garantia do seu emprego é dominar com exclusividade o conhecimento sobre algum procedimento. Ela tem certeza que a empresa será eternamente dependente dela enquanto ninguém mais souber executar aquela tarefa. E para conseguir isso, normalmente esse tipo de profissional costuma complicar ao máximo a sua função. Afinal, se o que está sob sua responsabilidade for fácil de executar, qualquer um poderá fazê-lo.

 

*****

Ardiloso

E quando um colega se dispõe a aprender, em vez de reclamar, esse funcionário costuma fazer uma grande comemoração na empresa, alegando para a chefia que não via a hora de poder passar aquelas tarefas tão difíceis para outra pessoa. Acontece que esse é o início de uma espécie de ritual com o objetivo de despistar uma estratégia negativa. Primeiro, o funcionário agradece a gestão por finalmente conseguir se livrar daquele fardo no trabalho. Depois, se apresenta como o melhor amigo desse colega, colocando-se à disposição para ensinar tudo que sabe. Finalmente, ele repassa de forma sigilosa para a alta gestão da empresa que, apesar de esforçado e companheiro, infelizmente aquele colega não conseguiu aprender o serviço.

 

*****

Criando obstáculos

E aparentando uma tristeza sem fim, complementa estar penalizado porque estava desejoso em deixar de fazer essas atividades na empresa. Na verdade, o profissional que atua pela Lei da Dependência sempre vai tentar criar obstáculos para que outros aprendam seu trabalho. No seu pensamento, exclusividade significa garantia de emprego. A saída para evitar que um funcionário domine exclusivamente uma atividade na empresa é essa empresa ter uma gestão atuante, que saiba não apenas cobrar, mas principalmente acompanhar as atividades que os funcionários executam.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.