Menu
em

Vettel é 1º, mas Alonso comemora


NA FRENTE
Vettel larga na frente hoje, mas terá que contar com uma complexa combinação para ficar com o título

O alemão Sebastian Vettel confirmou que é o mais rápido no circuito de Yas Marina e cravou a pole position no treino de ontem com o tempo de 1min39s394. O piloto da Red Bull superou Lewis Hamilton e Fernando Alonso, em um grid que favoreceu a Ferrari na briga pelo título que será decidido hoje, às 11 horas (de Brasília).

Vettel vai largar em primeiro, seguido por Lewis Hamilton e Fernando Alonso. A terceira colocação foi festejada nos boxes da Ferrari, já que esse resultado na corrida daria o tricampeonato ao espanhol, e o circuito de Yas Marina não favorece as ultrapassagens.

Mark Webber, vice-líder do campeonato, larga apenas na quinta posição, atrás de Jenson Button. Felipe Massa foi o melhor brasileiro com o sexto lugar, e Rubens Barrichello arrancou uma sétima colocação com a Williams.

Hamilton foi o primeiro entre os candidatos ao título a fazer volta rápida, mas foi superado por Alonso a cinco minutos do final do Q1. O espanhol se manteve em primeiro, seguido por Nico Rosberg. Sebastian Vettel avançou em terceiro, com Hamilton em quarto e Webber em quinto.

Entre os eliminados já na primeira parte do treino, Bruno Senna superou o companheiro Christian Klien por dois décimos e vai largar em penúltimo. Já Lucas di Grassi foi quatro décimos mais lento que Timo Glock na Virgin, e sairá em 22º lugar.

Neste ano a disputa ficou restrita ao espanhol Fernando Alonso, o australiano Mark Webber, o alemão Sebastian Vettel e o inglês Lewis Hamilton, sendo que Webber e Vettel, ambos da Red Bull, são os pilotos que jamais conquistaram um título na principal categoria do automobilismo mundial. Um pódio pode assegurar o título de Alonso, desde que seja o primeiro ou o segundo lugar.

Em terceiro, o espanhol só levaria o título se Mark Webber não vencesse a prova.

Se o espanhol completar o GP de Abu Dhabi em quarto lugar: torce para Webber não ganhar. Se chegar em quinto e Webber terminar em segundo, Alonso leva o campeonato no desempate (maior número de vitórias, cinco contra quatro).

Se Alonso for sexto, Webber precisa terminar em segundo lugar para conquistar o título. A sétima posição de Alonso obrigaria o australiano a terminar, no mínimo, em terceiro. A mesma situação acontece se Alonso for oitavo. Um abandono do espanhol obrigaria Webber a ser, no mínimo, quinto.

Para Vettel, a conta é fácil: ele vence o campeonato a partir do momento em que terminar a corrida na frente e Alonso for quinto para baixo. Se isto acontecer e Webber for o segundo, acontece uma situação inusitada: os três terminariam empatados em 256 pontos, com o alemão sendo campeão no desempate do quarto lugar.

GRID DE LARGADA

1 Sebastian Vettel Red Bull
2 Lewis Hamilton McLaren
3 Fernando Alonso Ferrari
4 Jenson Button McLaren
5 Mark Webber Red Bull
6 Felipe Massa Ferrari
7 Rubens Barrichello Williams
8 Michael Schumacher Mercedes
9 Nico Rosberg Mercedes
10 Vitaly Petrov Renault
11 Robert Kubica Renault
12 Kamui Kobayashi Sauber
13 Adrian Sutil Force India
14 Nick Heidfield Sauber
15 Nico Hulkenberg Williams
16 Vitantonio Liuzzi Force India
17 Jaime Alguersuari Toro Rosso
18 Sebastien Buemi Toro Rosso
19 Jarno Trulli Lotus
20 Heikki Kovalainen Lotus
21 Timo Glock Virgin
22 Lucas Di Grassi Virgin
23 Bruno Senna Hispania
24 Christian Klein Hispania 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile