Menu
em

Vale a pena ter uma equipe que sabe apenas reagir?

Reclamar não é a solução

No mundo empresarial é comum encontrar gestores que gostam de reclamar o tempo todo que a sua equipe não é pró-ativa. Ao contrário, eles preferem dizer que seus funcionários somente reagem aos estímulos gerados pela administração da empresa quando são convidados à ação, ou seja, quando alguma atitude lhes é exigida. Acontece que meu amigo João Paulo ensinou-me que nem sempre ficar reclamando é a única solução. Ele dizia que seus funcionários não gostavam muito de pensar, mas sim, de receber ordens.

 

*****

Estimular

Porém, ao mesmo tempo, o João Paulo humildemente reconhecia que, quando eram estimulados, seus funcionários correspondiam à altura das expectativas da empresa. Resultado? Em vez de ficar reclamando que sonhava em ter uma equipe pró-ativa e que não necessitasse de estímulo para agir, o João Paulo resolveu assumir a sua responsabilidade no processo. É que se o estímulo era necessário, como gestor, ele deveria chamar para si a obrigação de provocar reações da equipe. Daquele dia em diante, o João Paulo incluiu na sua rotina diária um processo que envolve questionamentos, provocações e outros tipos de estímulos como a cobrança de resultados em um determinado prazo, por exemplo.

 

*****

O importante são os resultados

Ele me ensinou que não é muito fácil ter a equipe dos sonhos, mas que é possível
melhorar o rendimento dos funcionários quando o gestor compreende qual o seu verdadeiro papel. Por isso, a recomendação de hoje é para quem gosta de reclamar que tem uma equipe meramente reativa: em vez de esperar a ação espontânea dos
seus funcionários, assuma o papel de grande responsável pela geração de estímulos que torne a reação uma constante na empresa, mas principalmente, que gerem bons resultados.

 

(Luciano Salamacha)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile