em

Uso inteligente das redes sociais

Na sociedade da informação, nem sempre fazemos o melhor uso dos recursos disponíveis para transformá-la em conhecimento aplicado. O consultor e especialista em web, Michel Vitale, esteve presente na Semana Acadêmica de Administração da  UTFPR, onde palestrou. Michel atua no segmento há mais de 15 anos.

Como surgiu o convite para esta palestra?

Criei um curso há 3 anos onde ensino como construir um blog. Márcio Tamura foi meu aluno e desde então ele tem acompanhado meu trabalho e a Agência Divulgue, onde sou sócio e consultor web, enfim um analista de negócios na internet. Márcio faz parte do comitê organizador da semana Acadêmica da UTFPR e em 2014 fui convidado para falar sobre Marketing Digital, Internet onde a aceitação e participação por parte do corpo acadêmico e alunos foi muito boa.

Quais pontos fontes da palestra?

Hoje todos entendem que as Redes Sociais são ferramentas poderosas, mas poucas são as pessoas que a utilizam para ganhar dinheiro de verdade. Tem que saber aliar capital social ao capital intelectual, resultando em interatividade e recomendação, aspectos fundamentais para empreendimentos duradouros.

Como foi o início da sua carreira?

Trabalhava como analista de suporte de sistemas para um software de automação da linha de produção da multinacional alemã VW. Após projetos vivenciados na China e Argentina as viagens começaram a ficar mais longas e recorrentes. Como na época já prestava serviços de consultoria a algumas empresas, a exemplo do Sesc-PR e Ciee-PR. Em 2012 iniciei com a esposa o projeto de desenvolvimento web, contando com apenas R$ 800 de capital social (o que cobria apenas 1 mês de aluguel do contrato de 12 meses de locação da sala que alugamos como sede)

Quais dicas pode compartilhar?

Nunca trabalhar com achismo. Sempre tomar decisões baseadas em fatos, números e experiências. Faça algo que te dá prazer. Se envolver em qualquer atividade apenas por dinheiro, não é muito saudável. Pode ser rentável, mas se você não gostar do que faz, depois de um tempo até um caminhão de dinheiro se tornar um problema ao invés de um patrimônio. Seja inovador, o que não significa apenas inventar algo que não existe e sim fazer o que outros já fazem, mas de forma diferente. Pense mais globalizado. Um modelo de negócio que atenda muita gente e não apenas sua localização terá muito mais chance de dar certo.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.