Menu
em

Universitários mobilizados pela transparência

Universitários mobilizados

 Alunos das sete universidades estaduais do Paraná se preparam para atuar no programa inédito de auditoria social lançado em setembro pelo Tribunal de Contas do Estado. Com a participação dos acadêmicos, o Plano Anual de Fiscalização Social (PAF Social) vai definir indicadores de gestão municipal e promover auditorias nas áreas de transporte escolar, compra de medicamentos e destinação do lixo urbano.  Atualmente, os alunos e professores selecionados como monitores estão recebendo treinamento para atuar neste projeto de auditoria social. A UEPG, por exemplo, desenvolveu treinamentos internos para os alunos de Economia, Ciências Contábeis, Serviço Social, Turismo, Administração, Jornalismo e Farmácia e tem atividades previstas até o fim de novembro.

 

Projeto anticorrupção

O Projeto de Lei Anticorrupção, em tramitação na Câmara Federal, amplia a lista de condutas lesivas à administração pública cometidas por empresas, sejam elas privadas, sem fins lucrativos ou organizações não governamentais. O projeto ainda prevê a possibilidade de dissolver a empresa e evitar a criação de outras pessoas jurídicas depois do envolvimento em corrupção. A intenção da comissão especial responsável pela proposta é votar o Projeto de Lei Anticorrupção em dezembro.

 

E agora?

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, teve de encerrar a sessão plenária de quarta-feira por falta de número mínimo de parlamentares. A informação é de que haverá o desconto de salários pela falta dos deputados. Fica agora a expectativa de saber como fica essa situação, já que desde de 1º de fevereiro, nenhuma sessão havia sido suspensa por falta de quórum.

 

Verba FAUPEG

Já foi aprovado na Câmara de Ponta Grossa o poder executivo a abrir um crédito adicional no valor de mais de R$ 312 mil. A verba da Secretaria de Saúde vai para o convênio entre o município e a Fundação vinculada à Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com o dinheiro ‘em caixa’, fica liberado o trabalho por parte da fundação de contratação dos médicos que irão atender no Hospital Municipal. A administração total dos serviços segue sob a responsabilidade da Prefeitura.

 

Atendimento em Castro

Os funcionários da Câmara Municipal participaram durante o dia de ontem de um curso sobre excelência no atendimento para o setor público. A primeira parte do curso, ministrado por Adriano Silva, do Senac, aconteceu na semana passada e a última aula acontece no próximo dia 4.  Nestes dias de curso parte do atendimento fica comprometido devido o envolvimento dos funcionários nas atividades. Estamos qualificando-os para melhor receber todos que aqui chegam e necessitam de informações, salientou o Presidente da Câmara, Joel Fadel.

 

JOGO RÁPIDO

A Prefeitura Municipal de Castro e o Conselho Municipal de Desenvolvimento realizaram ontem a Audiência Pública do Plano Diretor. O material aprovado segue agora para a Câmara Municipal.

 

A Associação dos Municípios do Paraná e a Secretaria Estadual da Educação assumiram u o compromisso de repassar no dia 31 de outubro os valores atrasados do transporte escolar dos alunos da rede estadual de ensino. Resta esperar.

 

Em Telêmaco Borba o tema ‘Ficha Limpa’ voltou em discussão. Um vereador apresentou um projeto de resolução disciplinando as nomeações para os chamados cargos em comissão na Câmara

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile