Menu
em

Um profissional em início de carreira pode questionar todos os detalhes de uma tarefa?

Observar o todo

Todo jovem profissional costuma apresentar como uma grande característica, o desejo de mostrar à empresa, ao seu chefe, aos seus colegas, toda a sua capacidade, todo o seu potencial. O problema é que nem sempre esse desejo leva o profissional a escolher o caminho correto, que é o caminho da paciência e da observação. Todo jovem profissional deve aprender primeiro a entender a situação como um todo, evitando julgamentos prévios e rápidos feitos quando se tem apenas parte da informação necessária.

 

*****

Ansiedade

Um bom exemplo disso é aquele jovem profissional que rapidamente consegue um cargo de gerência circunstancial, como a de um departamento. Na ânsia de demonstrar que é capaz trata logo de tomar decisões rápidas evitando que as coisas fiquem paradas no dia-a-dia. Entretanto, ao agir assim esse profissional pode estar cavando a própria sepultura. Funcionários da equipe, muito mais conhecedores do processo, têm agora a estratégia extremamente simples para derrubar esse jovem chefe, esse jovem profissional. Basta repassar a esse jovem chefe uma série de questionamentos que o induzam ao erro.

 

*****

Mais informações

A ânsia de acertar com certeza o fará errar. Por isso, recomendo aos jovens que estão iniciando a carreira para que em vez de questionarem os detalhes da situação, seria melhor pedirem informações e desejarem saber mais antes de fazer questionamentos, pois questionar é colocar em dúvida a decisão que está sendo tomada. Perguntar é apenas querer ter mais elementos sobre a decisão que os colegas querem adotar. De forma simples, quem pergunta mais e julga menos acaba tendo sucesso na carreira. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile