em

Um gestor pode interferir na amizade dos funcionários da sua equipe?

Desempenho coletivo

Um gestor, um chefe que é responsável está sempre atento ao clima organizacional da sua equipe. Isto significa dizer que é função de um gestor observar como os profissionais que coordena, que estão integrando o grupo de trabalho se relacionam na empresa. Um bom gestor sempre se preocupa em agir por antecipação evitando que conflitos particulares influenciem no ambiente coletivo, no desempenho coletivo. Para fazer isso é importante ter sensibilidade para entender a partir de que momento você deve começar a intervir nos relacionamentos e principalmente quando você deve parar de intervir.

 

*****

Misturando vida particular e profissional

Um gestor deve interferir na amizade dos funcionários quando essa amizade interfere no desempenho da empresa, quando principalmente as animosidades estão sendo trazidas da vida particular para o ambiente de trabalho. Um bom exemplo é o que acontecia com o Joaquim. Por ser um gestor preocupado com os seus funcionários ele sempre acabava se intrometendo nos relacionamentos particulares. O que aconteceu foi que com o passar do tempo os profissionais da equipe passaram a esconder os problemas que aconteciam.

 

*****

Depende do momento

Por isso a minha recomendação de hoje é simples, é direta. Um gestor deve sim se preocupar se os relacionamentos particulares entre os integrantes da sua equipe não estão sendo trazidos para o trabalho. Agora, de outro lado, um gestor deve ter humildade para reconhecer que em alguns momentos, os problemas entre os funcionários, entre os integrantes da sua equipe não lhe dizem respeito, ou seja, ele não tem nada a ver com isso.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.