em

Um Dia de Cada Vez

Estamos inseridos em uma sociedade extremamente consumista. As pessoas são pressionadas pela televisão, imprensa em geral, a buscarem novos produtos, mesmo que os mesmos sejam supérfluos ou quase sem utilidade. Exemplo disso, são os telefones celulares, antes um meio de comunicação, atualmente um objeto para significar status, com aparelhos modernos e totalmente descartáveis. Crianças acabaram de nascer e já são presenteadas com um aparelho.

Pessoas em busca da novidade. Lógico, isto também é bom, mas prejudicial. Atua nos relacionamentos, pois o parceiro ou parceira de hoje, amanhã pode ser substituído por outro(a). Isto, afeta profundamente, o aspecto sentimental e emocional, de casais em geral. Pessoas não são objetos, mas estão sendo descartadas.

Funcionários que aspiram postos mais altos. Muito importante isto. Mas triste é saber, que para terem êxito, utilizam seus “colegas” como escada, pisoteando e machucando.

E a escola então. Lugar de aprendizagem. Templo do saber. E o que temos visto, são cenas de tragédias, violência sem controle, desinteresse. Professores com medo e alunos cada vez mais ousados em suas atitudes.

Dentro deste cenário, como vemos a família? Não generalizando, mas podemos definir como pequenos agrupamentos de pessoas, onde cada um busca seus próprios interesses. Sim vivemos em um mundo competitivo. Não podemos ficar parados.

A própria religião, a qual deveria ser um ombro amigo, pode ser um problema. Pessoas sem preparo nenhum, assumem púlpitos e podem causar danos irreversíveis. Tenho certeza, que Deus jamais concordaria, na maneira com que seu nome tem sido utilizado.

Somos atormentados pelo dia de amanhã. Sofremos com o futuro que ainda não chegou. Esquecemos de viver o momento atual. Ficamos como meros expectadores, assistindo ao filme de nossa vida passar. Reclamamos a todo instante. A canseira transforma-se em padrão. Não vemos graça em mais nada. Pássaros cantando irritam, cachorros latindo são desprezíveis seres. O choro de uma criança é simplesmente sono.

Precisamos planejar cada um de nossos sonhos. Nada é impossível. Todos eles podem ser alcançados. Mas para isto, é necessário, determinação. E por incrível que pareça, não a encontramos em um supermercado, muito menos em um shopping. Não pode ser acessada pela internet e celular. É o único momento, em que você precisa encontrar lá dentro de si próprio, a força necessária.

E nada é realizado de forma atropelada. Ao contrário, podemos não chegar no destino proposto. E mesmo assim, termos em mente, que ao longo de toda a nossa trajetória, os problemas farão parte, e precisamos aprender a conviver com eles.

Um dia de cada vez, uma hora de cada vez, um minuto de cada vez e um segundo de cada vez.

“A verdadeira função do homem é viver, não existir.”

(Jack London)

Uma ótima terça feira aos leitores(as).

Emerson Pugsley

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.