Menu
em

Um chefe que distribui injustamente os trabalhos?

Não compare
Não se deve julgar que a atitude de um chefe que divide injustamente as funções de uma equipe seja um sinal claro de erro de gestão. Agora, quando isto acontece, também de nada adianta o funcionário ficar discutindo e brigando na empresa. O resultado costuma ser apenas de desgaste. Então, o que se deve fazer? O primeiro passo é verificar que motivos fazem este chefe distribuir injustamente o serviço. Normalmente, o erro do funcionário é querer demonstrar que está sobrecarregado, se comparando com os colegas que, segundo ele pensa, são menos exigidos pela chefia.

Piorando a situação
É erro porque ao agir assim este funcionário está proporcionando ao colega o direito de defesa, ou seja, o colega que não se esforça agora tem um argumento perfeito para dizer ao seu chefe que apesar de todo o seu esforço, ele está sendo motivo de ciúmes de pessoas que não trabalham tanto quanto ele. E como não podia deixar de ser, a situação fica ainda pior. Aquele que reclamou, além de não ter conseguido demonstrar a sua verdadeira situação ainda permitiu que o colega relapso conquistasse mais simpatia da chefia. Este erro é extremamente básico, mas acontece. O profissional esqueceu que a chefia reage conforme seus próprios pensamentos. Logo, se o gestor já é alguém que comete injustiças no dia-a-dia não vai ser agora que vai pensar tal qual você profissional.

Não se envolva em provocações
Por isso há duas recomendações básicas para esse tipo de situação. A primeira é não utilizar, e muito menos fazer, comparações do seu desempenho com seus colegas de trabalho. Apenas demonstre para o seu superior que deseja continuar lutando pela empresa, mas que suas condições de trabalho estão próximas do limite. E, segunda, não se deixe envolver por aquelas provocações dos colegas, pois quando você aceita uma provocação passa a fazer o jogo dele, fazendo exatamente o que ele queria, que é passar a ser visto pela chefia como mais um da equipe que só sabe se queixar em vez de trabalhar.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile