Menu
em

Transporte público como direito social

 

 

Aliel Machado

 

Posso afirmar que o movimento estudantil foi a minha grande escola política. Existe entre os jovens um sentimento elementar a qualquer projeto que vislumbra transformar as bases de nossa sociedade, de forma direta, o jovem tem intrinsicamente uma capacidade de sonhar e de projetar um novo mundo.  A utopia compartilhada move os caminhos tortuosos da história.

Se existe nessa cidade um setor que protagoniza a luta social em defesa da qualidade do transporte coletivo de Ponta Grossa, sem dúvidas, são os estudantes, sejam universitários ou secundaristas, essa luta tem a cara e a força da juventude. O contexto é bem parecido também em outras cidades pelo Brasil, recentemente podemos citar o exemplo paulistano e todas as manifestações sociais absolutamente legítimas que afloraram internamente dos debates sobre o transporte coletivo na capital paulista.

Quando falamos de transporte coletivo, não podemos reduzir a temática apenas a questão de ônibus e terminais, devemos introduzi-la em um debate amplo sobre mobilidade urbana, qualidade de vida e principalmente acesso democrático à cidade. Portanto, discutir uma nova política pública do transporte coletivo é discutir também a ampliação da cidadania, entender o transporte coletivo como um verdadeiro direito social.

Juntamente com as entidades de representação estudantil dos cursos de Jornalismo, História, Pedagogia, Engenharia Civil (UEPG); Arquitetura e Urbanismo (CESCAGE), DCE UTFPR e Movimento Acesso À Cidade, queremos discutir amplamente uma alternativa ao modelo problemático de transportes, que impera na maioria das cidades brasileiras, incluindo Ponta Grossa.

Tarifa Zero como direito social. Vamos discutir? com o ex-secretário de transportes da cidade de São Paulo, Lúcio Gregori, um dos idealizadores do projeto tarifa zero no Brasil. O evento acontecerá às 19 horas no Grande Auditório da UEPG Centro.

Tenho recebido alguns questionamentos sobre a viabilidade da tarifa zero, será que daria certo em Ponta Grossa? É importante deixar claro, que não estamos propondo a implantação imediata da tarifa zero em nossa cidade, queremos é debater e entender outra perspectiva sobre o transporte coletivo. Além do mais, como diria Raul Seixas sonho é o que se sonha só, mas tudo que sonhamos juntos é realidade. Em nome das utopias compartilhadas: Tarifa Zero, vamos discutir?`

O autor é vereador e presidente da Câmara de Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile