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Todo mundo de olho na telinha digital

Do modo como se apresenta hoje em dia o show do futebol, com monopólio televisivo por assinatura, arenas modernas e tira-teima, sem dúvida nada é o que parece. A era digital entrou de vez na cartolagem futebolística e estamos prestes a ver uma nova revolução nas transmissões do velho esporte bretão. O último clássico Atletiba, disputado na quarta-feira de cinzas, na Arena da Baixada, pode ser o marco pioneiro dessa empreitada virtual e, talvez, o início de uma nova era.

Sem apoio da cobertura pela TV `tradicional’, cada clube disponibilizou a transmissão do Atletiba em seus próprios canais via internet. Parece que em decorrência disso, não aconteceu o clássico marcado no dia 19 de fevereiro e houve toda aquela lambança. Passado o mico, as informações dão conta de que quase 4 milhões de pessoas assistiram ao jogo nos canais digitais, tipo YouTube, etc.

O Coritiba postou três vídeos diretamente relacionados com a partida — sem contar as coletivas pós-apito final. No Facebook, há um com a escalação (com 16 mil visualizações) e a transmissão da partida (875 mil). No YouTube, a transmissão reuniu mais 241,4 mil views.

Ainda existem muitos obstáculos a serem vencidos em relação a este tipo de cobertura e acredito que a coisa ainda vai levar um tempo para acontecer. Mas, assim como ocorre dentro dos próprios gramados, onde não há mais aquele jogo clássico, torcidas que iam ao campo com bandeiras e tudo mais, de modo geral, obviamente o futebol já está bem diferente. Principalmente levando em conta aquele futebol que existia há pelo menos vinte anos. A parceria pacífica que existe entre o rádio e a televisão, claramente já está sendo engolida pelo monstro digital, que tem potencial para dominar tudo. Basta andar na rua e perceber esse novo comportamento. Resta saber como isso vai se desenrolar aos que detém o direito dessas transmissões.

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