Um dos maiores dilemas do aluno na preparação para o vestibular é a escolha do curso universitário. De forma interativa, app gratuito disponível para download, ajuda alunos na preparação para o vestibular. Para auxiliar esse processo da forma mais interativa possível, o aplicativo Prepara Opet (disponível gratuitamente no Google Play e App Store) oferece teste vocacional a partir de perguntas sobre o perfil do jovem estudante. Aspectos psicológicos, comportamentais e de gostos pessoais são levados em conta, indo além da escolha clássica entre Ciências Exatas, Humanas e Biológicas. Além disso, o Prepara Opet traz a opção de Simulado Enem, com questões a partir de provas do Exame de anos anteriores. A seção de Dicas, separadas por disciplina, são preparadas pela equipe de professores da Opet para que o vestibulando mande bem nas provas dos processos seletivos que estão chegando. Conversamos com Dani Moro, diretora de mercado da Opet.
Como foi pensada criação do app Prepara Opet?
O aplicativo veio para atender o perfil do adolescente que mudou. Ele está mais conectado e pensamos em como atender a esta nova demanda. Como tornar o estudo atrativo dentro do perfil dele.
Quem são os responsáveis pelo desenvolvimento do aplicativo?
As provas vêm do banco de dados do Enem, a partir dos exames de anos anteriores. Já as dicas foram feitas pela equipe de professores do Colégio Opet, cada um focando em sua disciplina e área de conhecimento pedida pelo Exame.
A iniciativa pode ser por qualquer vestibulando?
Sim. Além dos nossos alunos, o número de downloads feito por estudantes de outras escolas também é grande. O aplicativo é gratuito e livre para baixar em smartphones e tablets.
Como a tecnologia pode ajudar na orientação vocacional e na preparação para o Enem?
A tecnologia sempre pode ajudar. Ela está disponível, o acesso é fácil e gostoso. Você disponibiliza o conhecimento de uma forma usual para os alunos.
Quais as orientações para esse momento decisivo na vida do aluno vestibulando?
Foco e disciplina… Não tem muita saída. O aplicativo veio para atender o perfil do adolescente que mudou, que está mais conectado. Pensamos em como atender a esta nova demanda e tornar o estudo mais atrativo dentro desse perfil.