em

Será que a chefia não percebe que as brincadeiras do colega lhe ofendem?

Será que a chefia não percebe que as brincadeiras do colega lhe ofendem?

Quinta-feira – 03/01/2013

 

Imagem falsa

Quando a chefia de uma equipe não percebe que um ambiente de brincadeiras está prejudicando o andamento e o desempenho de um determinado funcionário, o problema passa a ser muito sério. Primeiramente por que isso pode representar que a chefia pouco se importa com o grau de respeito e de relacionamento entre as pessoas que trabalham na empresa. O seu foco está apenas no resultado, e nada mais. Nestes casos, é importante que um profissional, antes de querer agir, passe a coletar dados suficientes e concretos que demonstrem a vinculação da gozação recebida e o seu desempenho profissional.

 

*****

Mostrar a relação entre custo e benefício

De uma forma prática, todo gestor que é consciente de sua função, sempre busca a melhoria no desempenho das pessoas que trabalham para ele e no desempenho da equipe. Logo, um gestor que é sério, não vai pensar duas vezes antes de apoiar um funcionário que está tendo problema com gozações. Isso é muito simples, ele vai preferir assumir essa briga ao invés de fingir que as brincadeiras não causam problemas, ou então, dar razão aos colegas. Por isso a saída é mostrar qual é a melhor relação de custo e benefício para a organização. Procure enaltecer que enquanto seus colegas agem com irresponsabilidade ofendendo outras pessoas, você está focado em melhorar o desempenho. 

 

*****

Reconhecendo a culpa

Agora um cuidado é importante. Se você é um profissional que também gosta de gerar gozações no ambiente de trabalho, você não tem moral nem é habilitado para fazer esse tipo de reclamação. Por isso tão importante quanto reclamar que os seus colegas vêm lhe atrapalhando por conta das gozações, é fazer o processo de minha culpa, verificando se você também não vem fazendo isso com os seus colegas. É como aquele velho ditado: Quando a  guerra é séria, balas trocadas não doem.

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.