Virando um pesadelo
Embora pareça estranho, a preocupação exclusiva com a qualidade pode realmente
prejudicar um funcionário. Isso acontece quando a pessoa não consegue diferenciar atividades corriqueiras de tarefas realmente importantes. Em qualquer tipo de situação, ela demonstra a mesma preocupação com a qualidade do seu trabalho. O leitor deve estar a se perguntar agora: ter um funcionário sempre preocupado com a qualidade não é o sonho de qualquer empresário? Esse é um sonho que pode se tornar um pesadelo se não for devidamente gerenciado.
*****
Estressado com a qualidade
Isto pode gerar custos desnecessários para a empresa, o que acontece quando materiais são utilizados indevidamente. Um bom exemplo é daquele funcionário que costuma somente utilizar impressos novos da empresa para gerar qualquer tipo de informação aos colegas. Para um profissional que utiliza o bom senso, um rascunho seria suficiente. Já para o colega estressado com a qualidade, tal situação é inadmissível. O raciocínio predominante é ou faço bem feito ou então prefiro não fazer! Há também o problema da velocidade de resposta. Normalmente um funcionário que se preocupa apenas com seu ritmo de qualidade acaba não sendo flexível o suficiente perante as necessidades da empresa.
*****
Entender o que é desejável
Em consequência, acaba se transformando em uma espécie de obstáculo interno quando o assunto é cumprir prazos. Ele se torna o resmungão oficial da empresa porque sempre solicita prazo para realizar uma tarefa. No final, o que acaba acontecendo é que ele se desgasta com a gestão da empresa por passar a imagem de um profissional limitado. Logo, a dica de hoje é para que se entenda que trabalhar com qualidade é saber a diferença entre o que é desejável e aquilo que é possível para uma empresa. Para receber esta coluna diariamente, basta acessar www.salamacha.com.br e cadastrar o seu email.
(Luciano Salamacha)