Menu
em

Seguir o conselho de alguém ou escolher o curso desejado: eis a questão!

Para quem perguntar?

Tão importante quanto ouvir conselhos é saber usar duas regras na hora de pedir esses conselhos. A primeira regra fundamental é saber o que você vai perguntar, mas principalmente para quem você vai perguntar. Isso porque em alguns casos a pessoa pergunta sobre um tema justamente para aquela pessoa que é radicalmente contrária àquilo. É mais ou menos como você perguntar a um professor se deve estudar, ou perguntar a um religioso se vale a pena rezar.

 

*****

Reflexão

Basicamente muitas pessoas erram justamente por pedir conselhos para pessoas que já têm uma opinião formada e uma filosofia de vida que segrega, que não reconhece qualquer outro tipo de alternativa. Pedir conselhos exige, portanto, que você saiba para quem perguntar. Mas ainda assim é necessário seguir a segunda regra. Só se pede conselhos depois de ter refletido muito sobre um tema e já ter até uma opinião formada. Um conselho serve para estimular a pessoa a analisar aquela situação por outros pontos de vista e não apenas por aquela linha de raciocínio que elegeu seguir.

 

*****

Aprendendo a escolher

Portanto, meu amigo, preste atenção! Na hora de escolher um curso para a universidade, tão importante quanto decidir para quem vai pedir conselhos é também entender se você já tem uma opinião formada, pois afinal todos os conselhos que você pode ouvir não serão suficientes para vaticinar, para sentenciar a alegria ou a tristeza na sua vida. Um profissional se forma quando começa a fazer escolhas, principalmente quando essas escolhas também implicam em renúncias. Pense nisso!

 

(Luciano Salamacha)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile