De barbearia a estúdio de design, lojas do Centro Histórico de Curitiba encontram novos caminhos para fidelizar e atrair clientes. É assim numa capital, mas a experiência pode ser aplicada em cidade médias do interior. O que uma barbearia, um atelier de design, uma casa de fumo e artesanato e um espaço de bem estar podem ter em comum? Esses estabelecimentos utilizaram estratégias para sobreviver à competição com grandes redes de lojas: criatividade e segmentação.
Inovação constante
Estamos falando da Barbearia Rei Trajano, do Atelier Suiane Maria, da Casa do Fumo e do Bella Vivenda, locais que oferecem serviços bastante específicos e se envolveram em diversas iniciativas para inovar e conquistar novos clientes. Para Suiane, proprietária do atelier de design, um dos grandes segredos é ter produto e espaço diferenciado. O seu espaço fundado em 2010 começou como uma marca de roupas femininas e depois de um tempo foi para novos caminhos, como a estamparia e os souvenirs. Esta adequação de serviços é muito comum para se ajustar à realidade da oferta x demanda. A Casa do Fumo, fundada em 1956, quando era muito comum consumir charutos e fumo, em 1983 começou a atender também o público feminino com o ramo de artesanato.
Olhos atentos nas tendências
Outra estratégia é os estabelecimentos acrescentarem experiências aos seus clientes, como a promoção de cursos e oficinas. Isso é colocado em prática pela Bella Vivenda. O estabelecimento reúne cafeteria com alimentos saudáveis, moda fitness e acessórios femininos, esmalteria, Studio de Pilates e Yoga, estética e maquiagem. Estar de olho nas tendências foi a estratégia adotada por Jorge Fachinello Zelma, que era comerciante de outro segmento e juntou-se ao filho para montar a Barbearia Rei Trajano, que alia serviço masculino com ambiente diferenciado, boa música e cervejas especiais.
União faz a diferença
Além de criatividade, a união também faz a diferença. Os quatro estabelecimentos fazem parte da Rede Empresarial do Centro Histórico, que promove a região economicamente por meio de ações conjuntas, eventos e parcerias. Dentre essas ações estão o Festival de Inverno do Centro Histórico, que acontece há três anos, e o Centro Histórico Divertido e ações de promoção da melhoria da qualidade do ambiente urbano.